Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
3° Semestre Ciências Naturais, Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de aprendizagem
Compreender as bases da sustentabilidade. Analisar criticamente o desenvolvimento e compreender os desafios da sociedade numa perspetiva da preservação do património natural e cultural. Compreender a importância da promoção de valores, da mudança de atitudes e de comportamentos de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face as problemáticas atuais. Utilizar os conhecimentos teóricos para adequar uma prática pedagógica para a promoção da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável. Recorrer a experimentação e a situações do quotidiano das crianças como processo de sensibilização para a sustentabilidade do planeta. Aprofundar as práticas pedagógicas interdisciplinares aproximando a ciência da sociedade. Posicionar-se numa prática globalizante e reforçar o carater transversal da educação para a cidadania na formação inicial das crianças e jovens

Conteúdos programáticos
1. Desenvolvimento sustentável - uma perspetiva interdisciplinar 2. Ambiente e sociedade - práticas e desafios 3. Património cultural e sustentabilidade 4. Território, recursos naturais e alterações climáticas 5. Interação geográfica e desenvolvimento sustentável

Avaliação
Analise e debate de artigos científicos previamente selecionados relacionados com as várias vertentes da educação para a sustentabilidade e para a cidadania. Exposição do suporte teórico para a realização de propostas de atividades estruturadas, numa abordagem interdisciplinar. Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula (25%) e pela realização e apresentação de um trabalho de grupo interdisciplinar (75%).

Bibliografia
BRITO JUNIOR, S.A. (2010). Desenvolvimento sustentável: o caso de Portugal: ambiente e recursos. Lisboa: INE. ISBN 9789892500430 BUTT, G. (2011). Geography, education and the future. Londres: Continuum. ISBN 1847064973 DREXHAGE, J. e MURPHY, D. (2010). Sustainable development: From Brundtland to Rio 2012. Nova Iorque: IISD/ONU GABRIEL, R. et al. (2010). Abordagens do ambiente em contexto educativo. Cascais: Principia. ISBN 9789897160455 HERNANDEZ, G.M et al. (2005). La memoria construida. Patrimonio cultural y modernidad. Valencia: Tirant lo Blanch ISBN 13:9788484564454 MARTINS, G. d'O. (2009). Património, Herança e Memoria. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva. ISBN 9789726163051 PURVIS, M., & GRAINGER, A. (2013) Exploring sustainable development: Geographical perspectives. Londres: Routledge. ISBN 1853834726 RIBEIRO, V. (2014). Exclusão social em fenómeno invisível, uma abordagem no âmbito da Geografia dos Transportes. Loule: silabas e Desafios. ISBN 9789899812291