Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Oficina de Recursos Tecnológicos para o Português
Objetivos de aprendizagem
-Conhecer, perceber e utilizar os conceitos que envolvem a tecnologia educativa; -Saber selecionar e utilizar criticamente recursos tecnológicos; -Adequar os recursos (selecionados ou construídos) a realidade da Educação Pré-escolar; -Conhecer e mobilizar recursos tecnológicos para o Português.

Conteúdos programáticos
1. Abordagem aos conceitos que envolvem a tecnologia educativa e o profissional investigador; 2. As tecnologias no contexto educativo: questões pedagógicas e de espaço; 3. Abordagem a seleção, avaliação e utilização de Recursos Educativos Digitais; 4. Recursos tecnológicos no contexto do Português 5. Contextos lúdicos para a promoção do Português 6. Atividades lúdico-pedagógicas para a promoção do Português 7. Falar, ler, escrever a partir de jogos para a promoção do Português

Avaliação
As sessões presenciais são dinamizadas com diferentes estratégias: expositivas, de debate ou de elaboração dos projetos com o acompanhamento do docente. Ao desenvolvimento dos trabalhos e proporcionada uma atenção individual e cada grupo terá oportunidade de tomar decisões concretas sobre o que pretende desenvolver na área do português utilizando a tecnologia educativa, permitindo assim momentos de reflexão crítica concreta por parte dos estudantes. Ao longo do semestre serão dedicadas algumas sessões presenciais para o acompanhamento efetivo do docente. Avaliação: trabalho de grupo (70%) (3/4 elementos); avaliação individual (30%) (reflexão escrita, participação, interesse, assiduidade, capacidade critica, inovação).

Bibliografia
Carvalho, A. (2012). Aprender na era digital: jogos e mobile-learning. Santo Tirso: De facto Pereira, L. (2013). Literacia digital e políticas tecnológicas para a educação. Santo Tirso: De Facto Editores Cavalcanti, J. (2006). Malas que Contam Historias. Lisboa: Paulus Editora