Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar
3° Semestre Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância
Objetivos de aprendizagem
-Conhecer e saber utilizar instrumentos de avaliação das aprendizagens, dos processos e dos contextos -Conhecer sistemas de implementação da qualidade numa perspetiva nacional e internacional -Saber criar e mobilizar recursos pedagógicos e tecnológicos com vista a conceber contextos e ambientes estimulantes em creche e jardim de infância -Reconhecer a infância enquanto construção social -Aprofundar conhecimentos sobre a relação escola-criança-família e a sua influência no desenvolvimento e aprendizagem das crianças

Conteúdos programáticos
1) Avaliação e Qualidade em EPE e Creche Avaliação das aprendizagens, dos processos e dos contextos: estratégias e instrumentos Sistemas de implementação da qualidade em creche e EPE (ao nível nacional e internacional). 2) Contextos e recursos educativos e tecnológicos potenciadores do desenvolvimento e da aprendizagem Ambientes e contextos estimulantes e desafiantes A tecnologia como meio de produção de experiências potenciadoras de desenvolvimento e aprendizagem 3) Construção Social da Infância 4) Relação Escola-Criança-Família Vertentes e dimensões da relação Escola-Família O direito de participação dos pais e comunidade na vida da escola à luz da legislação em vigor Finalidades das parcerias educativas Estratégias promotoras de envolvimento parental

Avaliação
Exposição, Debate, Análise de documentos, Trabalho individual e em grupo. A UC Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância está organizada em seminários, assegurados por investigadores e especialistas em temáticas relacionadas com a área da educação de infância. Nos seminários, para além de se recorrerem a exposições de índole mais teórico para enquadrar e aprofundar cada conteúdo, serão também privilegiadas metodologias que impliquem ativamente os estudantes como a orientação e acompanhamento da discussão suscitada pelos estudantes e a partilha de situações/ casos práticos. Nas OT os estudantes serão apoiados pelos docentes no desenvolvimento de trabalhos relacionados com as temáticas que implicarão, nomeadamente, a análise e reflexão sobre documentos, situações práticas, etc. A avaliação dos estudantes basear-se-á na elaboração de um trabalho individual (60%) e um trabalho de grupo (40%).

Bibliografia
BERTRAM, T. & PASCAL, C. (2009). Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Lisboa: ME. CARDONA, J. e GUIMARÃES, C. (2013). Avaliação na Educação de Infância. Viseu: Psicossoma. CEPPI, G. e ZINI, M. (2013). Crianças, Espaços, Relações-Como Projetar Ambientes para a Educação Infantil. Porto Alegre: Penso. HARMS, T, CRYER, D. e CLIFFORD, R. (2006). ITERS. NY: Teachers College Press. NEVES, I., DIAS DE CARVALHO, A.; SAMAGAIO, F.; TREVISAN, G.; BRÁS, C. (2012)Relações Escola-Famílias e Construção Complexa de Identidades. Atas do V Encontro Internacional do CIED. Lisboa. pp 121-143. SILVA, B. e CRAVEIRO, C. (2014). O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática. Revista Zero-a-seis. n 29. pp. 33-53. TREVISAN, G. (2007). Amor e afetos entre crianças - a construção social de sentimentos na interação entre pares. In Dornelles, L. (org.). Produzindo pedagogias interculturais na infância. Petrópolis: Editora Vozes. pp. 20-41.