Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar
3° Semestre Didática da Comunicação Oral na Educação de Infância
Objetivos de aprendizagem
Conhecer as orientações teóricas e curriculares para aquisição e desenvolvimento da língua portuguesa na educação Pré-escolar; Discutir os processos pedagógicos/investigativos sobre algumas temáticas da didática da língua em contexto de Educação Pré-escolar; Construir atividades sustentadas conducentes a promoção da compreensão e da produção da oralidade; Reconhecer a necessidade e a relevância de uma atitude reflexiva e de constante autoformação.

Conteúdos programáticos
1.A Oralidade nas Orientações Curriculares para o Pré-escolar: Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (1997) e a Linguagem e Comunicação no Jardim-de-infância (2008); As Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-escolar 2.O Oral: compreensão e expressão 2.1.Falar e Ouvir para Comunicar 2.1.1.Aprender a Saber Ouvir e Aprender a Saber Falar 2.2.Desenvolvimento da Consciência Linguística 2.3.A Consciência Fonológica 2.3.1.Niveis de Consciência Fonológica 2.4.A Importância da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura 2.4.1.Exemplos de jogos fonológicos 2.5.A Consciência da Palavra 2.6.A Consciência Sintática 2.7.Atividades de promoção da oralidade 3.A dimensão lúdica da palavra: jogos de oralidade no pré-escolar 4.O conto e as suas possibilidades - voz e imaginação 5.Os vários contextos da narrativa e os seus intervenientes - o papel da família, o papel do educador enquanto contador de histórias 6.A hora do conto - técnicas, recursos e estratégias

Avaliação
Recorrer-se- á à exposição, ao debate, a análise de documentos, ao trabalho individual e ao trabalho em grupo. A exposição teórica de conteúdos centrar-se-á sobre problemáticas relacionadas com os mesmos e contemplará a simulação de aplicações dos conhecimentos em contexto de Educação Pré-escolar e Creche. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho individual: 60% (30%+30%); Trabalho em Grupo: 40% (20%+20%). Descrição: realização de trabalho de planificação sobre os conteúdos trabalhados em sala e aplicados em contexto de Pratica de Ensino Supervisionada.

Bibliografia
AMOR, E. (1993). Didáctica do português: fundamentos e metodologia. Lisboa: Texto Ed. ISBN: 972-47-1919-7. AZEVEDO, F. F. et al (coord.) (2003). A criança, a língua e o texto literário: da investigação as praticas. Actas do I Encontro Internacional. Braga: Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. ISBN: 972-98757-7-4. CAVALCANTI, J. (2001). Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil. Sao Paulo: Ed. Paulus. ISBN: 85-349-1848-1 DUARTE, I. (2008). O conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME-DGIDC. ISBN: 978-972-742-268-5. FREITAS, M. J. & ALVES, D. e COSTA, T. (2007). O conhecimento da Lingua: Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: ME-DGIDC. ISBN: 876-36-1747-3. MINISTERIO DA EDUCACAO (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: ME- GEDEPE. TRACA, M. E. (1992). O Fio da Memoria - Do conto Popular ao conto para crianças. Porto: Porto Ed. ISBN 972.0.34050.9.