Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
3° Semestre Expressão Musical na Infância
Objetivos de aprendizagem
Estruturar e comunicar de forma clara e precisa a mensagem adequando-a às características do recetor e do contexto Utilizar tecnologias da informação e da comunicação nas atividades em que se encontra envolvido e em função dos objetivos a alcançar Adaptar a ação, metodologias e formas de comunicar às diferentes faixas etárias e da elaboração de textos escritos fundamentados e críticos, mobilizando os conceitos e as teorias trabalhadas de acordo com as diferentes situações educativas sugeridas Saber lidar com adversidades, dificuldades e fracassos integrando-os no seu processo formativo Revelar ser membro ativo num trabalho de equipa, capaz de emitir opiniões e avaliações fundamentadas e críticas sobre os trabalhos que apresenta e que assiste no contexto de turma

Conteúdos programáticos
1. A música na dimensão artística Audição crítica de excertos musicais destacando as épocas, estilos, agrupamentos instrumentais, vocais e características específicas Abordagem de conceitos fundamentais e específicos da expressão musical 2. O desenvolvimento musical infantil O desenvolvimento da audição do bebé (vida intrauterina e primeiros meses) O desenvolvimento musical na infância 3. A música na sua dimensão educativa Música e Educação A educação artística e a educação musical Exploração musical de histórias tradicionais e para a infância Teatro musical Teatro de fantoches e a banda sonora digital Teatro de sombras A educação artística como instrumento de intervenção educativa Aplicação prática dos conteúdos da educação artística musical abordados Construção e aplicação de jogos e brincadeiras musicais

Avaliação
Através de um ensino ativo os alunos serão convidados a experimentar na prática (através de pequenas apresentações no contexto de turma) os conteúdos que vão sendo trabalhados articulando sempre a teoria com a prática, quer de forma individual quer em pequeno e grande grupo. Serão utilizados recursos como filmes, documentários, audição de músicas/visualização de concertos que serão debatidos posteriormente no contexto de sala de aula. Os alunos, através de um ensino ativo, serão convidados a experimentar na prática os conteúdos que vão sendo trabalhados de forma teórica e teórico-prática. Estas experiências serão acompanhadas de comentários avaliativos (auto e hetero avaliação) no sentido dos alunos irem melhorando os aspetos em que a sua prática deve ser melhorada (avaliação formativa). Serão avaliados de forma sumativa em quatro momentos: uma avaliação individual escrita (25%) e três práticas de grupo (25%+25%+25%).

Bibliografia
BRAZELTON, T. Berry (1995) O Grande Livro da Criança, Lisboa, Ed. Presença, ISBN 972-23-1930-2 GARDNER, H., (1999) Educación Artística e Desarrollo Humano, Barcelona, Paidós, ISBN 84-493-0023-1 HOWARD, W. (1952) A Música e a Criança, Paris, PUF Bunt, L. (1994) KLAUS, M, KLAUS, P. (1989), O Surpreendente Recém Nascido, Porto Alegre, Artes Médicas POCINHO, Margarida Dias (1999) A Música na Relação Mãe Bébé, Lisboa, Instituto Piaget Edições, ISBN 972-771-147-2 SOUSA, A. B. (2003) A Educação pela Arte e as Artes na Educação, 3 volume Música e Artes Plásticas, Horizontes Pedagógicos, Lisboa, Edições Piaget. ISBN 972-771-616-4 SOUSA, M. Rosário (2000) Metodologias do Ensino da Música para Crianças, V. N. Gaia, Gailivro ISBN 972-8473-35-4 ZAMACÓIS, Joaquim, Teoria de la Musica I e II, Barcelona