Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
3° Semestre Desenvolvimento da Linguagem
Objetivos de aprendizagem
1.Refletir sobre o processo de desenvolvimento linguístico: Compreender a noção de desenvolvimento da linguagem Argumentar a favor da universalidade do fenómeno linguístico Identificar as etapas de desenvolvimento linguístico Caracterizar os marcos do desenvolvimento lexical, morfológico e sintático Explicitar o que entende por consciência linguística Caracterizar os marcos de desenvolvimento da consciência fonológica Identificar comportamentos que requerem o domínio da consciência da palavra Caracterizar a evolução da consciência sintática Identificar as orientações curriculares para o desenvolvimento da linguagem na Educação Básica 2.Operacionalizar os conhecimentos obtidos no desenvolvimento linguístico de crianças em diferentes idades: Conceber atividades de promoção da consciência linguística em diferentes modalidades e em função dos destinatários Adequar estratégias e materiais para o desenvolvimento da linguagem na Ed. Básica Avaliar o desenvolvimento linguístico

Conteúdos programáticos
I Aspetos introdutórios sobre desenvolvimento da linguagem 1.O que é? Alguns conceitos básicos 2.Como se adquire? As bases biológicas da aquisição da linguagem 3.Porque se adquire? Teorias explicativas sobre a aquisição da linguagem II Como se desenvolve a linguagem na criança 1.Enquadramento das orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar e 1 e 2 Ciclos do Ensino Básico relativamente a aspetos linguísticos 2.Desenvolvimento fonológico: Etapas e marcos de desenvolvimento 3.Desenvolvimento lexical e morfológico: Aquisição do léxico e desenvolvimento do conhecimento morfológico 4.Desenvolvimento sintático: Marcos universais do desenvolvimento sintático 5.Desenvolvimento discursivo: O desenvolvimento da competência comunicativa e a aquisição da pragmática III Do conhecimento da língua à consciência linguística: como promover Modalidades de consciência linguística. Promoção de atividades de consciência linguística nas modalidades: fonológica, de palavra e de frase.

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição,análises de documentos,trabalho individual e em grupo Descrição: Estão previstos momentos expositivos, a cargo do professor, e momentos de intervenção dos estudantes, mediante análise de documentos, resolução de exercícios e elaboração de trabalhos em grupo visando o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem relevantes. A avaliação da aprendizagem nesta disciplina rege-se pelo disposto no Regulamento de Avaliação da ESE de Paula Frassinetti. A avaliação contínua terá em conta, para além de elementos de avaliação formativa, os seguintes elementos de avaliação sumativa: a par de 1 teste escrito (60%), serão propostos trabalhos de grupo (40%). Estes trabalhos visam dotar os estudantes com o conhecimento das orientações curriculares oficiais, por um lado, e proporcionar uma oportunidade de aplicação teórico-prática de conhecimentos, mediante a seleção de atividades,estratégias e recursos adequados às faixas etárias dos seus destinatários

Bibliografia
BUESCU, H.C. et al. (2015). Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico. Lisboa: M.E. - DGIDC. Consultado em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Portugues/pmcpeb_julho_2015.pdf em 12/09/2016. DUARTE, I. (2008). O Conhecimento da Língua: desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: DGIDC - M.E. ISBN 9789727422685. GONÇALVES, F.; P. Guerreiro & M.J. FREITAS (2011). O Conhecimento da Língua: percursos de Desenvolvimento. Lisboa: DGIDC - M.E. ISBN 9789727423088. SILVA, I. L. (coord.) et al. (2016) Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/ Direção-Geral da Educação. Consultado em http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf em 12/09/2016. SIM-SIM, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem, Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 9726742404. SIM-SIM, I.; A. C. Silva & C. Nunes (2008). Linguagem e Comunicação no jardim de infância. Lisboa: DGIDC - Ministério da Educação. ISBN 9727422883.