Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
1° Semestre Percursos da Geografia de Portugal
Objetivos de aprendizagem
Compreender e problematizar as relações que se estabelecem entre o Homem e o Meio Compreender o contributo da Geografia na "Educação para a Cidadania" Saber comparar as representações geográficas, em diferentes escalas, interpretar e comunicar através de mapas Utilizar uma praxis com recurso às novas tecnologias, para melhorar a compreensão, a comunicação, a exploração e a análise crítica dos saberes geográficos Diferenciar os espaços geográficos e reconhecer os desequilíbrios naturais e humanos que os caracterizam Demonstrar capacidade de observação e perceção do meio geográfico envolvente Saber pesquisar nas principais fontes de informação em Geografia, analisar, comunicar os resultados e argumentar as reflexões Refletir sobre os impactes da ação antrópica no meio e desenvolver o espírito crítico Desenvolver trabalho autónomo e em grupo Adequar a transmissão dos conhecimentos geográficos à realidade do meio onde irá trabalhar seja rural, urbano ou periférico das grandes cidades

Conteúdos programáticos
As finalidades da educação geográfica no Ensino Básico - competências e propostas programáticas Formação e evolução da Terra Portugal: génese e individualidade territorial A representação da Terra O tempo, o clima e as suas influências O Ambiente natural A população e o povoamento As atividades económicas Os transportes, as comunicações e as novas mobilidades As áreas rurais e os espaços urbanos Crescimento económico/Desenvolvimento (sustentável) Portugal no Mundo O Papel dos Sistemas de Informação Geográfica no processo do ensino e aprendizagem dos saberes geográficos

Avaliação
A exposição teórica é complementada com a reflexão individual e com a promoção do debate em sala de aula. O trabalho prático de investigação,em grupo,promove a criação de conhecimento e uma aprendizagem através da investigação e da análise de documentos. São potenciados os fatores como autonomia, escolha, criatividade e trabalho em equipa. A apresentação oral dos trabalhos fomenta a utilização da linguagem geográfica nas diversas abordagens. A exploração de documentos, nomeadamente notícias, promove o debate e estimula o pensamento crítico. A utilização das T.I.G. é um elemento fundamental na experimentação das tecnologias de informação geográfica aplicadas ao ensino. A observação indireta dos vários territórios é promovida através da utilização dos globos virtuais e dos mapas dinâmicos. Avaliação: Teste: 60% Trabalho de investigação realizado em grupo (40%) (relatório escrito: 30%; apresentação oral: 10%) A manutenção em avaliação contínua pressupõe a obtenção de 10 valores no teste

Bibliografia
Arroteia, J. (2007). A população portuguesa. Aveiro: Universidade. ISBN 9789727892235. Catling, S., Willy, T. (2009). Teaching primary geography.Exeter: Learning Matters. ISBN: 9781844451920. Daveau, S. (1998). Portugal geográfico (2 ed.). Lisboa: JSC. ISBN 9729230412. Medeiros, C. (2000). Geografia de Portugal (5 ed.). Lisboa: Estampa. ISBN 9723316099. Medeiros, C. (2005). Geografia de Portugal (4 vols.). Lisboa: Círculo de Leitores. ISBN 9724235386. Mérenne-Schoumaker, B. (1999). Didáctica da geografia. Porto:Asa. ISBN 9724119874. Ribeiro, V. (2014); Exclusão social em fenómeno invisível, uma abordagem no âmbito da Geografia dos Transportes. Loulé: Sílabas e Desafios.ISBN978989981229-1 Ribeiro, O. (2012). O ensino da geografia. Porto: Porto Editora. ISBN 9789720320117.