Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar
2° Semestre Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II
Objetivos de aprendizagem
Actuar respeitando os ideários e valores da instituição colaborando de forma efectiva na dinâmica institucional Intervir numa perspectiva curricular gerindo recursos e organizando o ambiente educativo, tendo em conta uma pedagogia diferenciada Intervir respeitando os princípios da aprendizagem ativa e participativa da criança Planificar a intervenção educativa de forma integrada e flexível, envolvendo a criança e partindo dos seus saberes, necessidades, interesses e competências Refletir de forma a adequar e reformular a ação educativa Agir com intencionalidade, apoiando a sua ação nos dados recolhidos, através dos instrumentos que constrói e selecciona Identificar competências parentais Utilizar estratégias de intervenção de acordo com as caraterísticas das famílias Desenvolver iniciativas no contexto local e comunitário Mobilizar metodologias de investigação no sentido de mudar ou melhorar os contextos e a prática educativa

Conteúdos programáticos
- Colaboração na operacionalização dos instrumentos de gestão e administração das instituições - Observação do contexto e das dinâmicas educativas - Organização do ambiente educativo - Planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa - Desenvolvimento de projetos e atividades - Cooperação na ação educativa - Envolvimento parental e intervenção na comunidade - Reflexão, problematização e investigação da ação educativa

Avaliação
Estágio em jardim de infância, em co docência, onde o estudante atua em conformidade com o ideário e valores do estabelecimento promovendo situações de desenvolvimento e aprendizagens integradas das crianças, organizando o ambiente educativo e pondo em ação atividades e projetos. Nos seminários, as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a intervenção educativa, refletindo individualmente e em grupo. Nas OT refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio do orientador para a elaboração do relatório. Classif. final=(Classif. de Estágio x 70 + Classif. do relatório X 30)/100, em que: Classif. Estágio=(Classif. do Supervisor ESEPFx 60 + Classif. do Orientador CooperanteX 40)/100 2 relatório parcial: sob a orientação de um doutor e/ou especialista, as temáticas específicas decorrem de questões emanadas da prática pedagógica e/ou articuladas com projetos /áreas de interesse de investigação, dando continuidade ao processo de investigação iniciado na PES anterior.

Bibliografia
CORTESÃO, I., NEVES,I., & PEQUITO,P.(2014). Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens. ATAS VI Encontro CIED Avaliação: Desafios e Riscos (223-240) Lisboa:CIE CRAVEIRO, C. (2007). Formação em Contexto-Um Estudo de Caso no âmbito da Pedagogia da Infância. Tese de Doutoramento. Braga: UM HOHMANN, M.; WEIKART, D. (1997). Educar a criança. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian. NEVES, I. (2005). O desenvolvimento de competências práticas no contexto teórico do profissional reflexivo -um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Braga:UM OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; GAMBÔA, R. (org.) (2011). O Trabalho de Projeto na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Ed. SILVA, B. e CRAVEIRO, C. (2014). O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática. Revista 0-a-6. n29. pp.33-53 jan/jun VECCHI, V. (2013). Arte y creatividad en Reggio Emilia. Madrid: Ed. Morata