Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar
2° Semestre Didática da Matemática para Contexto Pré-Escolar
Objetivos de aprendizagem
Aplicar o vocabulário correto na descrição de situações Fundamentar criticamente as opções tomadas Reconhecer o papel da Didática da Matemática na aprendizagem e no ensino da Matemática Caraterizar marcos teóricos e metodológicos da investigação em Didática da Matemática Conhecer as especificidades das aprendizagens lógico-matemáticas em contexto pré-escolar Identificar abordagens didáticas específicas a cada tema matemático Delinear estratégias adequadas às explorações matemáticas para contextos pré-escolares Explorar as TIC aplicadas à Matemática em contexto pré-escolar Explicar as implicações pedagógicas decorrentes da Didática da Matemática para o Jardim de Infância Identificar temáticas pertinentes para investigação em Didática da Matemática Elaborar textos de natureza investigativa vocacionados para a exploração da Matemática em contexto pré-escolar

Conteúdos programáticos
A Matemática em contexto pré-escolar: porquê, como e para quê? Abordagens didáticas relacionadas com/direcionadas para: -As aprendizagens (pré)numéricas -As primeiras experiências operatórias -A organização espacial -A estruturação temporal -A introdução às grandezas e aos processos de medição -A organização e representação de informação Perspetivas de investigação em Didática da Matemática para a Educação Pré-Escolar

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: exposição, debate, análises de documentos, trabalho individual e em grupo e resolução de problemas Formas de avaliação e respetiva ponderação: Portfolio individual (70%) + artigo científico (30%) Um portfólio permite documentar a aprendizagem do seu autor ao longo do tempo e deverá incluir uma reflexão sobre o processo de desenvolvimento vivenciado e suas perspetivas de desenvolvimento futuro. Assim, a elaboração de um portfolio individual, facilitador de processos de auto e heteroavaliação, permitirá uma compreensão atempada dos processos e dos resultados de aprendizagem, estimulando processos de criatividade individuais e de enriquecimento concetual, pelo recurso a múltiplas fontes de conhecimento. Com a elaboração de um artigo científico centrado em questões emergentes de contexto pré-escolar, os estudantes desenvolverão competências investigativas de natureza científica e metodológica, indispensáveis a um profissional reflexivo e crítico.

Bibliografia
CHAMORRO, M.C. (Coord.)(2005). Didáctica de las Matemáticas para Educacion Infantil. Madrid: Pearson Educación. ISBN 978-842-054-807-4 DGIDC (2010). Metas de Aprendizagem. disponível em http://www.slideshare.net/gfvs/as-metas-1. GODINO, J. D. (Dir)(2004). Didática de las Matemáticas para Maestros. Departamento de Didáctica de las Matemáticas: Universidad de Granada. ISBN 84-933517-1-7 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME. ISBN 978-972-742-240-1 NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM. ISBN 978-972-8768-24-9 NOGUEIRA, I.C.(2004). A aprendizagem da matemática e o jogo in Saber & Educar, n 9, ESEPF. ISSN 0873-3600 RICO, L., LUPIÁÑEZ, J.L., MOLINA, M.(Eds)(2013). Análisis Didáctico en Educación Matemática. Granada: Comares Editorial. ISBN 978-84-9045-082-6 TUCKER, K. (2014). Mathematics through play in the early years. London: Sage Publications. ISBN 978-1- 44626-977-0