Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar
1° Semestre Pedagogia da Infância - Educação Pré-Escolar e Creche
Objetivos de aprendizagem
- Comparar posturas de diferentes pedagogos, relativamente a aspetos centrais da pedagogia da infância - Refletir sobre discursos pedagógicos, ajustando-os ao desenvolvimento da prática pedagógica em creche e educação pré-escolar - Analisar perspetivas pedagógicas e saber usa-las como instrumento de reflexão sobre a estruturação das dimensões curriculares da educação de infância (creche e educação pré-escolar) - Converter saberes em processos de documentação pedagógica - Refletir sobre modelos pedagógicos e problematizar a sua implementação - Analisar e identificar características da prática, subjacentes a modelos pedagógicos - Assumir uma postura reflexiva, crítica e investigativa sobre a prática educativa

Conteúdos programáticos
1-Pedagogia da 1a infância - perspetivas 1.1-A abordagem do norte de Itália; O modelo Hight-Scope; A perspetiva de Goldschmied e Jackson 2-Organizacao do ambiente educativo e princípios educativos da creche 2.1-Espaco, materiais, tempo, grupo, atividades/projetos e interação 2.2-Cenarios para brincar, descobrir, manipular, jogar, expressar, sentir e comunicar 3-Pedagogia da infância - perspetivas/correntes 3.1-Modelos curriculares em EPE- Contextualização e análise 3.2-Dimensoes integradas do desenvolvimento curricular 3.2.1-Espaco/materiais, tempo, interações, atividades/experiencias e projetos, grupo - elementos concretizadores do currículo 3.2.2-Relacao entre observar, planificar, agir e avaliar; a avaliação do contexto educativo como instrumento de conhecimento da criança e regulação da prática do educador 4-Documentacao das experiencias educativas e dos projetos

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição; Debate; Análises de documentos; Trabalho individual; Trabalho em grupo Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho de grupo -60%; Reflexão crítica individual - 40%

Bibliografia
Ceppi, G.. e Zini, M. (2013). Crianças, Espaços, Relações - Como Projetar Ambientes para a Educação Infantil. Porto Alegre: Editora: Penso. ISBN: 9788565848688 Goldschmied, E. e Jackson, S. (2006). Educação de 0 a 3 anos. Madrid: Morata Ed. ISBN:9788536306940 Kishimoto, T. M. e Oliveira-Formosinho, J. (2013) Em busca da Pedagogia da Infância - Pertencer e Participar. Porto Alegre: Ed. Penso ISBN 978856848695 Malavasi, L. e Zoccatelli, B. (2013).Documentar os projetos nos serviços educativos. Lisboa: Ed. APEI. ISBN: 978-989-98072-2-8 Oliveira-Formosinho, J.; Gamboa, R. (orgs.) (2011). O Trabalho de Projeto na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-344670 Oliveira-Formosinho, J.(Coord.) (2007). Modelos curriculares para a educação de infância. Porto: Porto Ed. ISBN978-972-0-01345-3 Post, J. e Hohmann, M.(2011). Educação de bebes em infantários. Cuidados e primeiras aprendizagens. Lisboa: Ed. Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 978-972-31-1018-0