Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar
1° Semestre Investigação em Contextos Educativos
Objetivos de aprendizagem
Analisar reflexivamente as diferentes teorias e conceitos que definem problemática que envolve uma questão de pesquisa educacional (construção fundamentada da problemática); Explicar e fundamentar as opções metodológicas de investigação em função do objeto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação (desenho de projeto); Construir e aplicar diferentes técnicas de recolha e análise de informação (planificação, elaboração e aplicação do projeto); Redigir um relatório de pesquisa (trabalho cientifico); Comunicar e argumentar acerca dos principais resultados obtidos (apresentação cientifica do trabalho); Revelar capacidades reflexivas.

Conteúdos programáticos
1.Enquadramento geral: A importância da Investigação educacional 2.O Itinerário da Investigação Cientifica 3.Metodologias de Investigação 3.1.Abordagens quantitativas 3.2.Abordagens qualitativas 3.2.1.Estudo de caso 3.2.2.Investigacao qualitativa aplicada 4.Procedimentos para a recolha de dados 4.1.Observacao 4.2.Inquerito 4.3.Entrevistas 5.Analise de resultados 6.Investigacao - ação: pressupostos e modelos 7.Metodologia da redação do trabalho científico

Avaliação
Exposição, debate, análise de documentos, trabalho individual/grupo, projeto, observações, experimentações, problemas e reflexão. Criação de um espaço de reflexão teórico-prático que facilite a aprendizagem dos formandos acerca de conceitos, perspetivas e procedimentos para a condução de um trabalho de investigação; aprendizagem autónoma com recurso a materiais de interesse para os participantes; momentos de debate para a partilha de saberes e experiencias sobre questões metodológicas no âmbito da educação; acompanhamento de trabalhos a realizar pelos formandos. Trabalho de análise critica e reflexiva resultante da observação e registo de evidências vividas nos estágios. Elaboração de um projeto de investigação aplicada tendo acompanhamento teórico-prático das atividades letivas. Avaliação contínua qualitativa que vertera na apresentação final do projeto. 100% (Trabalho escrito 65% / Comunicação oral 25% / Participação 10%)

Bibliografia
ALBARELLO, L.; DIGNEFFE, F.; HIERNAUX, J.-P.; et al (2005)2aed.: Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Ed. Gradiva, Col.Trajectos. ISBN 972-662-554-8 ATKINS, L.; WALLACE, S. (2012): Qualitative Research in Education. London, Sage. ISBN 9781446208076 BELL, J. (2008)4aed.: Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Ed. Gradiva. ISBN 972-662-524-6 COUTINHO, C. P. (2011): Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Pratica. Coimbra, Almedina. ISBN 9789724051376. QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L.van (2008)5aed.: Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa, Gradiva. ISBN 972-662-275-1 TUCKMAN, B. (2000). Manual de Investigação em Educação. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 9789723114348