Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar
1° Semestre Didática do Conhecimento do Mundo
Objetivos de aprendizagem
Aprofundar práticas pedagógicas de abordagem ao conhecimento do mundo. Analisar criticamente propostas de atividades para a Educação Pré-Escolar. Posicionar-se numa prática globalizante para formação inicial das crianças. Aliar, ao carácter lúdico, a pesquisa, o conhecimento e as potencialidades pedagógicas do método experimental. Construir atividades experimentais que decorram de situações do quotidiano das crianças. Abordar, numa perspetiva interdisciplinar, o conhecimento do meio social, físico e natural em contexto de Educação Pré-Escolar. Propor atividades que possibilitem o conhecimento do mundo adaptadas à faixa etária do grupo a que se destinam.

Conteúdos programáticos
1 .A abordagem das ciências físicas, naturais e humanas e sociais em contexto pré-escolar 2. O Conhecimento do Mundo: análise didática dos blocos de conteúdo 3. Conhecimento do meio social: conceitos e metodologias 4. Conhecimento do meio físico e natural: abordagem de base experimental 5. A interdisciplinaridade no Conhecimento do Mundo

Avaliação
Análise de artigos científicos centrados, na perspetiva didática, das áreas de conteúdo que integram o conhecimento do mundo na Educação Pré-Escolar. Ao nível prático e numa abordagem interdisciplinar, serão realizados pelos estudantes propostas de atividades estruturadas e adequadas às faixas etárias abrangidas pela Educação Pré-Escolar. Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula (25%) e pela realização e apresentação de um trabalho de grupo interdisciplinar (75%).

Bibliografia
Brunton, P., & Thornton, L.. (2010). Science in the Early Years. London: Sage. ISBN 9781848601420. Chauvel, D., & Michel, V. (2006). Brincar com as ciências no jardim-de-infância. Porto: Porto Ed. ISBN 9720343559. Gomez Gutiérrez, J. L. (2007). Utilización de mapas conceptuales iconográficos basados en procesos dialógico-cooperativos, como procedimientos para la exploración de los conocimientos previos en Educación Infantil. In Quem aprende mais? Porto: Gailivro; ESEPF. ISBN 9789895574889. Martins, I. P., et al. (2009). Despertar para a ciência: atividades dos 3 aos 6 anos. Lisboa: DGIDC. ISBN:9789727422937. Quinta e Costa, M., & Costa, M.G. (2007). Não basta germinar. Cadernos de Estudo, 6, 55-61. ISSN 16459377. Teixeira, M., et al (2005). À descoberta de Portugal - como trabalhar com o currículo emergente. In Aprendizagem na Educação de Infância. Porto: Gailivro; ESEPF. ISBN 9895572573.