Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II
Objetivos de aprendizagem
Atuar respeitando o ideário e valores da Instituição Identificar a especificidade da organiz. do ambiente educativo e dos processos de desenvolv. e aprendiz. das crianças da EPE Planificar de forma integrada e flexível, envolvendo a criança e partindo dos seus saberes/necessidades/interesses/ competências Intervir numa persp. curricular organizando o ambiente educativo, tendo em conta uma pedag. diferenciada e os princípios da aprendiz. ativa/participativa da criança Utilizar técnicas/instrum. de observ./registo/documentação e avaliação das atividades, contexto e processos de desenvolv. e aprendiz. das crianças Refletir para adequar a ação educativa Colaborar em iniciativas ao nível da instituição, da comunidade e do envolvimento das famílias Refletir e expressar as dimensões do desenvolv. pessoal e profissional Perspetivar a articulação e a sequencialidade entre a EPE e o 1 CEB Relacionar práticas c/ teorias e problematizar questões deste profissional

Conteúdos programáticos
- Organização do ambiente educativo - Observação, planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa - Desenvolvimento de projetos e atividades - Intervenção na comunidade e envolvimento parental - Continuidade educativa e articulação curricular - Reflexão, problematização e investigação da ação educativa

Avaliação
Estágio, em co docência, onde o estudante atua em conformidade com o ideário e valores do estabelecimento promovendo situações de desenvolvimento e aprendizagens integradas das crianças, organizando o ambiente educativo e pondo em ação atividades e projetos. Nos seminários, as temáticas ajudam a contextualizar e a consolidar a intervenção educativa, refletindo individualmente e em grupo. Nas OT refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio do orientador para a elaboração do relatório . Classif. final=(Classif. de Estágio x 70 + Classif. do relatório X 30)/100, em que: Classif. Estágio=(Classif. do Supervisor ESEPFx 60 + Classif. do Orientador CooperanteX 40)/100 2 relatório parcial: sob a orientação de um doutor e/ou especialista, as temáticas específicas decorrem de questões emanadas da prática pedagógica e/ou articuladas com projetos /áreas de interesse de investigação, dando continuidade ao processo de investigação iniciado na PES em Educação Pré-Escolar I.

Bibliografia
CRAVEIRO, C.(2007).Formação em Contexto-Um Estudo de Caso no âmbito da Pedagogia da Infância.Tese de Doutoramento. Braga: UM SERRA, C.(2004). Currículo na Educação Pré-Escolar e Articulação Curricular com o 1. Ciclo de Ensino Básico. Porto:Porto Ed. HOHMANN, M.;WEIKART, D.(2003). Educar a criança. Lisboa:F. Calouste Gulbenkian NEVES, I.(2005).O desenvolvimento de competências práticas no contexto teórico do profissional reflexivo-um estudo de caso. Dissertação de Mestrado.Braga: UM OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.(org.) (2007). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Ed. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; GAMBÔA, R.(orgs.) (2011).O Trabalho de Projeto na Pedagogia-em-Participação. Porto:Porto Ed. SILVA, B. e CRAVEIRO, C. (2014). O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática. Revista Zero-a-seis.n 29