Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Didática do Conhecimento do Mundo em Educação Pré-Escolar
Objetivos de aprendizagem
Aprofundar práticas pedagógicas de abordagem das Ciências Naturais e da Historia na Educação Pré-escolar. Desenvolver o espirito crítico. Promover o exercício de uma prática globalizante na formação inicial das crianças. Aliar, ao caracter lúdico, a pesquisa, o conhecimento e as potencialidades pedagógicas do método experimental. Propor atividades que decorram de situações do quotidiano das crianças. Promover a abordagem interdisciplinar no Conhecimento do Mundo Construir atividades que promovam junto das crianças o Conhecimento do Mundo adaptadas ao grupo etário em que se integram.

Conteúdos programáticos
1. Estratégias de ensino para o Conhecimento do Mundo. 2. Ciências de base experimental em Educação Pré-escolar 3. O ensino experimental das Ciências na Infância analise e desenho de atividades 4. A Historia em contexto pré-escolar - conceitos e metodologias 5. A construção da noção de tempo e de espaço na Educação Pré-escolar

Avaliação
Análise de artigos científicos como base teórica para o debate em torno da abordagem das Ciências Físicas e Naturais e da Historia na Educação Pré-escolar. Ao nível pratico, e tendo em conta a abordagem interdisciplinar, será proposta a realização de atividades estruturadas para crianças da Educação Pré-escolar. Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula (25%) e pela realização e apresentação de um trabalho de grupo interdisciplinar (75%).

Bibliografia
CHAUVEL, D. e MICHEL, V. (2006). Brincar com as Ciências no jardim-de-infancia: como explicar fenómenos complexos de forma simples. Porto: Porto Ed. ISBN 9720343559 GOMEZ GUTIERREZ, J. L. (2007). Utilizacion de mapas conceptuales iconograficos basados en procesos dialogico-cooperativos, como procedimientos para la exploracion de los conocimientos previos en Educacion Infantil, in PEQUITO, P.; PINHEIRO, Ana (org.) (2007). Quem aprende mais?: reflexões sobre Educação de Infância. Porto: Gailivro; ESEPF. 9789895574889. MARTINS, I.P. et al. (2009). Despertar para a Ciência: atividades dos 3 aos 6 anos, Lisboa: DGIDC. ISBN:9789727422937 TEIXEIRA, M. et al (2005). A descoberta de Portugal - como trabalhar com o currículo emergente, in Aprendizagem na Educação de Infância. Porto: Gailivro; ESEPF. ISBN 98955725737 VIEIRA, R. (2011). A Educação em Ciências com Orientação CTS - atividades para o ensino básico. Maia. Areal Editores. ISBN: 9789896473525