Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Didática da Matemática para a Educação de Infância
Objetivos de aprendizagem
Aplicar o vocabulário correto na descrição de situações Fundamentar criticamente as opções tomadas Reconhecer o papel da didática da matemática na aprendizagem/no ensino da matemática Caracterizar marcos teóricos e metodológicos da investigação em didática da matemática Identificar os conceitos matemáticos elementares suscitáveis de serem aprendidos pelas crianças em contexto de Jardim de Infância Conhecer diferentes representações dos diversos conhecimentos matemáticos a abordar no Jardim de Infância nos campos numérico, geométrico, das grandezas e da organização e tratamento de dados Analisar situações e atividades matemáticas adequadas a aprendizagem dos conceitos Propor diversas estratégias pedagógicas para a exploração de conceitos e desenvolvimento de atividades logico-matemáticas Explorar as TIC aplicadas a contexto pré-escolar Desenvolver a análise critica, a inovação, a investigação pedagógica e a reflexão sobre a pratica desenvolvida

Conteúdos programáticos
1- A Matemática na educação pré-escolar - enquadramento e intencionalidade 2. Áreas de exploração no domínio da Matemática 2.1 Números e Operações 2.2 Geometria e Medida 2.3 Organização e tratamento de dados 3. Os materiais didáticos estruturados e não estruturados na matemática do Jardim de Infância 4. Exploração de software para as aprendizagens iniciais em Matemática

Avaliação
Metodologias de ensino: exposição, debate, analises de documentos, trabalho em grupo e resolução de problemas. Avaliação: teste escrito (50%) + trabalho de grupo (50%) A avaliação dos conhecimentos científicos adquiridos basear-se-á no desempenho de cada estudante evidenciado no teste escrito. No trabalho de grupo os estudantes terão de construir uma sequencia didática respeitando as orientações definidas para a exploração da Matemática em contexto pré-escolar, integrando perspetivas didáticas atualizadas e incorporando a utilização de recursos educativos.

Bibliografia
CHAMORRO, M.C. (Coord.)(2005). Didactica de las Matematicas para Educacion Infantil. Madrid: Pearson Educacion. ISBN 978-842-054-807-4 MAIA, J. S. (2008). Aprender... Matemática do Jardim-de-Infancia a Escola. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34960-6 ME (1997). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: ME. ISBN: 972-742-087-7 NCTM (2007). Princípios e normas para a educação matemática. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-24-9 RICO, L., LUPIANEZ, J.L., MOLINA, M.(Eds)(2013). Analisis Didactico en Educacion Matematica. Granada: Comares Editorial. ISBN 978-84-9045-082-6 TUCKER, K. (2014). Mathematics through play in the early years. London: Sage Publications. ISBN 978-1- 44626-977-0