Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Teoria e Desenvolvimento Curricular
Objetivos de aprendizagem
Saber analisar os documentos de autonomia, administração e gestão da escola, tendo presente o enquadramento legal Conhecer os pressupostos subjacentes à gestão flexível do currículo Conhecer a polissemia do conceito de currículo e refletir sobre correntes do pensamento curricular Conhecer modelos curriculares (EPE e 1 CEB) e problematizar a sua implementação

Conteúdos programáticos
1- Aspetos de autonomia, administração e gestão da escola 1.1 - Enquadramento legal 1.2 - Documentos de autonomia, administração e gestão da escola em análise 2 - Gestão flexível do currículo 3 - Polissemia do conceito de currículo 3.1- Correntes do pensamento curricular 4 - Modelos curriculares de maior divulgação em educação pré-escolar e 1 CEB

Avaliação
Exposição, Debate, Análise de documentos, Trabalho individual e Trabalho em grupo. As metodologias serão ativas, no âmbito das quais haverá lugar a análise, reflexão, discussão e problematização de conhecimentos. As exposições teóricas, trabalhos em grupo, trabalhos individuais, análise e produção de documentos servirão de suporte aqueles processos. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e os resultados de aprendizagem conseguidos e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho de grupo - 60% Reflexão crítica individual - 40%

Bibliografia
ALONSO, L., PERALTA, H. e ALAIZ, V. (2001).Parecer sobre o Projecto de "Gestão flexível do Currículo".Recuperado em 2008, Novembro 24, de www.aph.pt/aph/download/avaliacao_GFC.rtf BARROSO (2005). Políticas Educativas e Organização escolar. Lisboa:Univ. Aberta. FONTOURA, M. (2006). Do Projeto Educativo de Escola aos Projectos Curriculares. Fundamentos, Processos e Procedimentos. Porto: Ed. FORMOSINHO, J et al(Orgs.) (2010).Autonomia da Escola Pública em Portugal. V. N. Gaia: Fund. Manuel Leão. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Coord.) (2007). Modelos curriculares para a educação de infância. Porto: Porto Ed. ROLDÃO, M. C.(coord) (2005).Estudos de Práticas de Gestão do Currículo. Lisboa:Univ. Católica Ed. SACRISTAN, J. G.(2013)Saberes e incertezas sobre o currículo.Porto Alegre: Ed.Penso. TORRES, L. (2011).A Construção da Autonomia num Contexto de Dependências.Limitações e possibilidades nos processos de (in)decisão na escola pública.Educação, Sociedade & Culturas, n 32, pp. 91-109.