Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Didática do Português: Língua e Texto
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos da Didática do Português, bem como as orientações curriculares oficiais em EPE e no 1.o CEB, ao nível do conhecimento da língua e do texto; 2. Refletir sobre os fundamentos da Didática do Português, numa perspetiva de articulação entre estes dois domínios educativos, visando a promoção da consciência linguística e do conhecimento da língua e do texto; 3. Operacionalizar, fundamentadamente, os conhecimentos obtidos e a capacidade de reflexão na promoção de práticas pedagógicas em torno da língua e do texto dirigidas a crianças em idade pré-escolar e escolar (1o CEB): adotar estratégias pedagógicas adequadas conducentes aos níveis de desempenho linguístico e textual que as Orientações curriculares oficiais determinam que devem ser alcançados a saída do pré-escolar e no final do 1o CEB, nomeadamente mediante produção de propostas didáticas fundamentadas.

Conteúdos programáticos
1. Da oralidade a escrita - Conceitos de Literacia e Literacia Emergente; - Orientações curriculares para o EPE e 1CEB; - As conceções precoces sobre a linguagem escrita na transição do EPE para o 1 CEB; 2. O Ensino-aprendizagem da gramatica no 1 CEB: - Princípios orientadores da intervenção pedagógica ao nível da reflexão metalinguística; - O valor do conhecimento gramatical e sua transversalidade; - O ensino da gramatica e o laboratório gramatical; - Conceção de sequências didáticas para a promoção do conhecimento gramatical. 3. Didática do Texto - Do texto verbal (oral e escrito) ao texto multimodal. - Atividades, estratégias e recursos para a promoção da compreensão leitora em EPE e 1o CEB - O registo em EPE. - A escrita informativa, a escrita funcional e a escrita criativa. 4. Intervenção cientifico-pedagógica em contexto de ensino - Planificação de unidades didáticas e atividades no 1o CEB. - Construção de instrumentos e materiais didáticos do domínio da didática do texto.

Avaliação
Um trabalho de grupo com apresentação oral (20%) e dois trabalhos individuais (30% + 50%) escritos servirão para avaliar o desenvolvimento das competências específicas, bem como o Pensamento Critico e o Planeamento e Controlo que subjazem a toda a planificação e aplicação de conceitos. Em trabalho autónomo, serão feitas as consultas bibliográficas e propor-se-ão tarefas de aplicação em tudo semelhantes as sujeitas a demonstração em contexto de sala de aula. As dúvidas na aplicação serão resolvidas em sala de aula. Promover-se-ão debates em sala de aula, sobre aspetos controversos, visando a aplicação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento critico. Para além das competências específicas desta UC, avaliar-se-á a aquisição e o desenvolvimento das competências de Comunicação e de Ética e valores.

Bibliografia
COSTA, J. (2009). "A gramatica na sala de aula: o fim das humanidades?". Palavras 36. Lisboa: APP, 33-46. ISSN: 0870-7499. DUARTE, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME. ISBN: 978-972-742-268-5. FREITAS, M. J., et al. (2007). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa:DGIDC. ISBN 978-972-742-269-2. PEREIRA, L. A. (2000). Escrever em Português: Didácticas e Práticas. Porto: ASA. ISBN 972-41-2408-8. RIBEIRO, I. S., & Viana, F. L. (2009). Dos leitores que temos aos leitores que queremos. Coimbra: Almedina. ISBN: 9789724040110. SILVA, C. V. (2008). O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua. Revista Saber (e) Educar, 13, 89-106. ISSN: 0873-3600. VIANA, F. L. (2001) Melhor Falar para Melhor Ler. Braga: IEC. ISBN: 972-98757-0-7. VIANA, F. L., Ribeiro, I. et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Da teoria a pratica pedagógica. Coimbra: Almedina. ISBN 978-972-40-4362-3.