Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Metodologias do Ensino da Matemática para o 1. Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
Caracterizar marcos teóricos e metodológicos da investigação em didática da matemática Identificar os conceitos matemáticos suscetiveis de serem aprendidos pelas crianças em contexto de 1o ciclo do ensino básico Conhecer diferentes representações dos conhecimentos matemáticos a abordar no 1o ciclo do EB nos campos numérico, geométrico, das grandezas e da organização e tratamento de dados Analisar situações e atividades matemáticas adequadas à aprendizagem no 1CEB Propor diversas estratégias pedagógicas para a aprendizagem de conceitos, procedimentos e técnicas matemáticas e de resolução de problemas Explorar adequadamente as TIC aplicadas à matemática no 1 ciclo. Desenvolver a análise crítica, a inovação, a investigação pedagógica e a reflexão sobre as prática desenvolvidas no 1CEB Aplicar o vocabulário correto na descrição de situações Fundamentar criticamente as opções tomadas

Conteúdos programáticos
1. Modelos de Conhecimento didático do professor 2. Referêncial teórico TPACK (Technological, Pedagogical Content Knowledge) 3.A Matemática no 1 ciclo do EB - finalidades e objetivos 4. Domínios de conteúdos 4.1 Números e Operações 4.2 Geometria e Medida 4.3 Organização e tratamento de dados 5. Os materiais didáticos estruturados e não estruturados na matemática do 1 ciclo do EB 6. Exploração de software para o ensino/aprendizagem da Matemática

Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e de orientação tutorial assente em metodologias ativas. Serão utilizados momentos de exposição, debate, análise de documentos, trabalho em grupo e resolução de problemas. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: 1 teste escrito (50%) +1 trabalho de grupo (50%) A avaliação dos conhecimentos científicos adquiridos basear-se-á no desempenho de cada estudante evidenciado no teste escrito. No trabalho de grupo os estudantes terão de construir uma sequencia didática respeitando o programa e metas definidas para a Matemática no 1 CEB, integrando perspetivas didáticas atualizadas e incorporando a utilização de recursos educativos.

Bibliografia
GODINO, J. D. (Dir)(2004). Didatica de las Matematicas para Maestros. Departamento de Didactica de las Matematicas: Universidad de Granada. ISBN 84-933517-1-7 HARRIS, J. (2008). TPACK in in-service education: Assisting experienced teachers' planned improvisations. In AACTE Committee on Innovation and Technology (Ed.),Handbook of technological pedagogical content knowledge (TPCK) for educators (pp. 251-271). New York: Routled MENDES, M.F. , DELGADO, C. (2008). Geometria. Lisboa: Ministério da Educação. ISBN: 978-972-742-277-7. NCTM (2007). Princípios e normas para a educação matemática. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-24-9 PALHARES, P. (ed.) (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel. ISBN: 978-972-757-280-9 PALHARES, P et al (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel ISBN 978-972-757-757-6. SERRAZINA, L., PONTE, J.P. (2000). Didactica da matematica do 1 ciclo. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 972-674-313-