Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS
Objetivos de aprendizagem
Analisar reflexivamente as diferentes teorias e conceitos que definem problemática que envolve uma questão de pesquisa educacional (construção fundamentada da problemática); Explicar e fundamentar as opções metodológicas de investigação em função do objeto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação (desenho de projeto); Construir e aplicar diferentes técnicas de recolha e análise de informação (planificação, elaboração e aplicação do projeto); Redigir um relatório de pesquisa (trabalho científico); Comunicar e argumentar acerca dos principais resultados obtidos (apresentação científica do trabalho); Revelar capacidades reflexivas.

Conteúdos programáticos
1-Enquadramento geral: A importância da Investigação educacional 2.O itinerário da Investigação Científica 3.Metodologias de Investigação 3.1.Abordagens quantitativas 3.2.Abordagens qualitativas 3.2.1.Estudo de caso 3.2.2.Investigação qualitativa aplicada 4.Procedimentos para a recolha de dados 4.1.Observação em contextos educativos 4.2.Inquérito 4.3.Entrevistas 5.Análise de resultados. O recurso a programas informáticos de análise quantitativa e qualitativa (SPSS e NVivo). 6.Investigação - ação: pressupostos e modelos 7.Metodologia da redação do trabalho científico

Avaliação
Exposição, debate, análise de documentos, trabalhos individual/grupo e análise de observações, problemas e reflexão. Criação de um espaço de reflexão teórico-prático que facilite a aprendizagem dos formandos acerca de conceitos, perspetivas e procedimentos para a condução de um trabalho de investigação; aprendizagem autónoma com recurso a materiais de interesse para os participantes; momentos de debate para a partilha de saberes e experiências sobre questões metodológicas no âmbito da educação; acompanhamento de trabalhos a realizar pelos formandos. Elaboração de um plano de pesquisa sobre um tema emergente da observação e reflexão das práticas em contexto de PES, onde o estudante carateriza o contexto de intervenção e as variáveis consideradas relevantes. Este trabalho será individual e será desenvolvido no relatório de investigação previsto nas UC de PES. Trabalho escrito 65% / Comunicação oral 25% / Participação 10%

Bibliografia
ALBARELLO, L.; DIGNEFFE, F.; HIERNAUX, J.-P. et al (2005).Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Ed. Gradiva, Col.Trajectos. ISBN 972-662-554-8 ATKINS, L.; WALLACE, S. (2012).Qualitative Research in Education. London: Sage. ISBN 9781446208076 BELL, J. (2008).Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Ed. Gradiva. ISBN 972-662-524-6 COUTINHO, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina. ISBN 9789724051376 QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L.van (2008). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. ISBN 972-662-275-1 TUCKMAN, B. (2000). Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 9789723114348