Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
4° Semestre Oficina de Teatro
Objetivos de aprendizagem
Divulgação da literatura dramática e de ficção para o jovem e para o idoso; Capacidade para produzir trabalhos performáticos direccionados para o jovem e para o idoso; Implementação e integração de conhecimentos cénicos, de dança, cenografia, interpretação e encenação num projecto teatral final.

Conteúdos programáticos
1. Os elementos constituintes do espectáculo e da estrutura de produção teatral 2. Jogos e exercícios Dramáticos 2.1. O papel da improvisação no Teatro: improvisações a partir de temas, de textos e da música 3. Teatro do Quotidiano: 3.1. Caracterização cénica dos diversos tipos sociais 3.2. Caracterização performática de tribos juvenis (rurais e urbanas) 4. Atelier de dicçãoe de colocação de voz: 4.1. Respiração diafragmática 4.2. As características da voz: intensidade, tonalidade e ritmo 4.3. Colocação de voz e técnicas de projecção vocal 4.4. Técnicas de dicção aplicadas à interpretação de textos 5. Leitura encenada de textos de literatura dramática orientados para o jovem e para o idoso 6. Teatro intercultural: Músicas e dramaturgias do mundo 7. Movimento e drama: o teatro físico, o movimento e a dança como elementos do Teatro 7.1. Valsa vienenense 7.2. Tango argentino 7.3. Street dance

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo Projeto Experimentações Casos práticos Descrição: Estratégias e recursos utilizados: Aulas práticas com suporte de vídeo e bibliográfico, baseadas em improvisações, oficinas, treino pessoal, work in progress, ensaios e espectáculos. Formas de avaliação e respetiva ponderação: teórica e prática. Trabalho teórico 20%; Trabalho prático 80% Descrição: - Encenação e interpretação de um texto sobre a temática do jovem ou do idoso: 60% (trabalho de grupo) - Criação e interpretação de sketches sobre as diversas tribos juvenis existentes na sociedade ocidental: 20% (trabalho de grupo) - Relatório sobre o visionamento de um espectáculo de teatro profissional: 20% (trabalho individual)

Bibliografia
BARON, Jeff, Visitas ao Snr. Green. Versão do Teatro experimental do Porto BECKETT, Samuel, 1973 - Dias felizes, Lisboa, Estampa BERKOFF, Steven - Kvetch. Versão da ESMAE FOSSE, Jon - Lilás, Lisboa, Livrinhos de Teatro/ Artistas Unidos, n19. ISBN-972-8972-o5-9978-972-8972-05-9 Fous de dance-Tango, Buto, Modern dance, Col. Autrement, n51, série Mutations, Julho de 1983 KANE, Sarah, 2004 - Teatro Completo, Porto, campo das Letras. ISBN-972-610-448-3 LANDAU, Jacob, 1956 - Études sur le Théâtre et le cinéma arabes, Paris, Maisonneuve et Lareuse PYM, Barbara ,1997- Quarteto de Outono, Lisboa, Cotovia, Col. Outono Inverno.ISBN-972-8028-87-3 ROUBINE, Jean-Jacques, 1990 - Théâtre et mise en scène, Paris, Dunod SARTON, May - Prepara-te para a morte e segue-me, Lisboa, Cotovia, Col. Outono Inverno SOLMER, Antonino, (dir), 2003 - Manual de Teatro, Lisboa, Temas e Debates.ISBN-972-759-602-9 STANISLAVSKI, Constantin, 1977 - A Construção da Personagem, Lisboa, Textos para uma cultura popular