Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
4° Semestre Oficina de Dança
Objetivos de aprendizagem
Relaciona numa decomposição musical ritmos, batimentos, frases musicais, blocos musicais, tempos e contratempos; Revela conhecimento ao nível dos planos; estilos musicais; direções; impactos; velocidades (BPM) numa montagem coreográfica; Mostra saber adequar os estilos musicais e as coreografias ao público alvo; Revela capacidade para trabalhar individualmente e com pequenos e/ou grandes grupos; Revela novas atitudes e valores para uma intervenção artístico-pedagógica em contextos de trabalho; Revela competências para a criação e desenvolvimento de um projeto artístico.

Conteúdos programáticos
Crianças (pedagogia do modelo): Música "Hip-Hop"; Decomposição da música (estrutura; ritmos; batimentos; frases musicais; blocos musicais; tempos e contra-tempos); Montagem coreográfica (planos; estilos musicais; direções; impactos; velocidades (BPM)); Jovens e adolescentes (Pedagogia da descoberta): Música "MTV-Dance" Decomposição da música (estrutura; ritmos; batimentos; frases musicais; blocos musicais; tempos e contra-tempos); Montagem coreográfica (planos; estilos musicais; direções; impactos; velocidades (BPM)); Adultos / idosos (Pedagogia do modelo): Música "do mundo" ( ritmos latinos; Rock' n'Roll; ritmos orientais, etc ) Decomposição da música (estrutura; ritmos; batimentos; frases musicais; blocos musicais; tempos e contra-tempos); Montagem coreográfica (planos; estilos musicais; direções; impactos; velocidades (BPM))

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição Trabalho individual Trabalho de grupo Descrição: A componente prática de cada item curricular será precedida de uma breve abordagem teórica a fim de se estabelecer uma relação entre o "conceito" e o " objeto cultural" (Dança); Os exercícios de dança serão desenvolvidos ao nível individual, ao nível de pequeno e grande grupo com temas específicos; A aula obedecerá a uma estrutura que permite uma constante criação e avaliação de coreografias. Formas de avaliação e respetiva poderação: Trabalho individual 40% Trabalho de grupo 40% Atitudes socioafetivas 20% (empenho, implicação, cooperação, disponibilidade, pontualidade, assiduidade) Descrição: A avaliação da unidade curricular reporta-se a uma performance individual (40%), ao desempenho ao nível do trabalho em pequeno e /ou grande grupo (40%) e as atitudes e valores (20%).

Bibliografia
J. Barata; O. Coelho. (2002), Hoje há Educação Física. Texto Editora. Lisboa In: Reveue EPS (1990). Enseigner la Dance F.I.S.A.F. (Féderation Internationale du Sport et des Activitées de Fitness). (1998). Le Guide de Fitness. Paris