Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
4° Semestre Animação de Bibliotecas
Objetivos de aprendizagem
1. Posicionar-se enquanto educador social face ao atual contexto civilizacional - Sociedade do Conhecimento. 2. Enquadrar a animação da leitura face às necessidades de resposta a novos contextos educacionais. 3. Saber propor atividades de animação da leitura. 4. Saber adequar as atividades de animação da leitura aos interesses e motivações de diferentes públicos.

Conteúdos programáticos
1- Conhecimento, Informação e Comunicação no contexto da evolução tecnológica e científica das sociedades contemporâneas. 1.1. A Sociedade da Informação e do conhecimento. Reflexão sobre as novas condições de acesso e produção da informação e do conhecimento. 1.2. Alteração do paradigma educativo. As novas centralidades educativas. O papel da Biblioteca Escolar. 1.3. A importância da leitura. Conceitos de Leitura, Literacia, Iliteracia, Analfabetismo funcional e Analfabetismo. 1.4. Leitura funcional, instrumental e literária. Conceitos. 1.5. Novos suportes de leitura. Abordagem Semiótica ao conceito de Leitura. 2- A Biblioteca/Centro de Recursos como fator de inovação na estrutura organizacional e pedagógica das instituições. 3- Atividades de animação do livro e da leitura. Estratégias e recursos. 4- A receção leitora. Caracterização dos públicos. 4.1. Competência linguística, competência textual e receção leitora. 4.2. Códigos infratextuais e enciclopédia pessoal.

Avaliação
A docente, nas aulas teóricas, exporá os conteúdos programáticos, exemplificará através de demonstrações e recomendará a bibliografia adequada. Nas aulas teórico-práticas, os estudantes aplicarão os conhecimentos a situações novas, mas em tudo similares às sujeitas a demonstração pela docente. Promover-se-ão debates em questões de análise controversa, favorecendo a argumentação, a relação interpessoal e o pensamento crítico dos estudantes. Os estudantes formarão grupos de trabalho e projetarão atividades de animação de biblioteca, sendo o grupo responsável por parte da fundamentação e cada elemento responsável por uma das atividades. O trabalho terá a supervisão da docente e será apresentado oralmente e por escrito. Os conhecimentos de natureza teórica serão complementados à medida das necessidades, como resposta à resolução de problemas decorrentes do desenvolvimento dos trabalhos. 1 Trabalho de grupo 20% (10% escrita+ 10% oral) e 1 Trabalho Individual 80% (40% escrita+ 40% oral)

Bibliografia
ANGOLOTI,C. (1990). Cómics, títeres y teatro de sombras. Três formas plásticas de contar historias. Madrid: Ediciones de la Torre. ISBN 84-86587-55-7 CERRILLO,P.,PADRINO,J.(Coord.) (1996). Hábitos lectores y animación a la lectura. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-la-Mancha. ISBN 9788489492509 MARTINS, Marta, VIANA, Fernanda L. (2006). Percursos de Leitura, percursos de vida, V Seminário Internacional de Lectura y Patrimonio : Literatura Infantil: Nuevas Lecturas y Nuevos Lectores, Centro de Estúdios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil. Cuenca: Universidad de Castilla la Mancha. ISBN: 978-84-8427-554-1 MATA, Juan. (2009). 10 ideas clave. Animación a la lectura. Barcelona: Graó. ISBN 84-7827-681-3 RAMOS,F., VADILLO, J. (2007). Cuentos que enseñan a vivir. Madrid: Narcea. ISBN 978-84-277-1560