Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Teoria e Desensolvimento Curricular
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre correntes do pensamento curricular da atualidade, ajustando-os ao desenvolvimento da prática Comparar posturas de diferentes pedagogos relativamente a aspetos centrais da pedagogia da infância Analisar perspetivas pedagógicas e usá-las como um instrumento de reflexão crítica e de estruturação das dimensões curriculares da educação de infância Refletir sobre discursos pedagógicos da atualidade, ajustando-os ao desenvolvimento da prática pedagógica da educação de infância Refletir sobre modelos curriculares/pedagógicos e problematizar a sua implementação Analisar e identificar caraterísticas da prática, subjacentes a diferentes modelos curriculares/pedagógicos Fundamentar práticas que implicam uma gestão flexível do currículo Aplicar conhecimentos na elaboração de programas que exigem diferenciação pedagógica Conhecer os pressupostos subjacentes à construção do Projeto Educativo e Projeto Curricular

Conteúdos programáticos
1- Teoria e desenvolvimento curricular 1.1- Correntes do pensamento contemporâneo 2- Perspectivas pedagógicas da actualidade sobre as dimensões integradas do desenvolvimento curricular 2.1- em contexto de Educação Pré-escolar 3 - Modelos curriculares em educação pré-escolar 3.1- Contextualização e análise de modelos curriculares de maior divulgação 4- A gestão flexível do currículo 4.1- Fundamentos e práticas em contexto de Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico 4.2- Implicação ao nível da organização do trabalho de aprendizagem 4.3- Níveis de decisão curricular 5 - Reflexão sobre as práticas curriculares decorrentes de novas medidas políticas para o Ensino Básico 5.1- Pressupostos para a construção do Projecto Educativo e Projecto Curricular

Avaliação
Exposição, Debate, Análises de documentos, Trabalho individual e Trabalho em grupo. As metodologias serão ativas, no âmbito das quais haverá lugar a análise, reflexão discussão e problematização de conhecimentos. As exposições teóricas, trabalhos em grupo, trabalhos individuais, análise e produção de documentos servirão de suporte àqueles processos. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, as competências específicas da unidade curricular, bem como as competências transversais a promover. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalhos de grupo - 60% Reflexão crítica individual - 40% Os resultados de aprendizagem por competência serão alvo de avaliação formativa (parte integrante do processo de ensino- aprendizagem) e sumativa (balanço final do trabalho, das aprendizagens e das competências desenvolvidas).

Bibliografia
Alves, Maria Palmira e De Ketele, Jean-Marie (2011). Do Currículo à Avaliação, Da Avaliação ao Currículo. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34902-6 Ceppi, G.. e Zini, M. (2013). Crianças, Espaços, Relações - Como Projetar Ambientes para a Educação Infantil. Porto Alegre: Editora: Penso. ISBN: 9788565848688 Oliveira-Formosinho, J. (org.) (2011). O Espaço e o Tempo na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora. ISBN978-972-0-34466-3 Oliveira-Formosinho, J.; Gambôa, R. (orgs.) (2011). O Trabalho de Projeto na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-344670 OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.(Coord.) (2007). Modelos curriculares para a educação de infância.Porto: Porto Ed. ISBN978-972-0-01345-3 Pacheco, José A. (2014). Educação, Formação e Conhecimento. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34906-4 Sacristán, José Gimeno (2013) Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Ed. Penso. ISBN: 97885658484