Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Oficina de Recursos Tecnológicos para a Educação Científica
Objetivos de aprendizagem
Analisar a aplicação de recursos tecnológicos na abordagem do conhecimento. Selecionar recursos tecnológicos de aplicação no Pré-escolar e 1 Ciclo do Ensino Básico Propor a utilização de recursos tecnológicos na prática

Conteúdos programáticos
1. Abordagem teórica da utilização dos recursos tecnológicos no ensino e na aprendizagem 2. Análise de recursos tecnológicos disponíveis para o Estudo do Meio 3.Construção de recursos tecnológicos aplicados às Ciências Físicas e Naturais, História e Geografia

Avaliação
Análise de simulações, software, vídeos, laboratórios virtuais, entre outros, de modo a construir um recurso tecnológico no domínio do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio, de acordo com Orientações Curriculares do Pré-escolar e do Programa do 1CEB. Avaliação individual de um recurso tecnológico (25%) e avaliação de grupo na construção de um recurso tecnológico como estratégia de ensino (75%).

Bibliografia
FERREIRA, P. (2006). Tecnologias, Informação e Educação. Porto: Politema. ISBN 9789728688431 GERSMEHL, Phil (2008). Teaching geography, 2. ed., Nova Iorque: The Guilford Press. ISBN 9781593857158 GIL, D.J.G., ALONSO, C.M. & MAYO, I.C.(coord.)(1996). Integración curricular de los recursos tecnológicos. Barcelona: Oikos-Tau. ISBN 8428108676 MATOS, J. L. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica, 5 ed. Lisboa: LIDEL. ISBN 9789727575145 PINHEIRO, Ana (2012). Cruzar: educadores na Internet. Porto: Agitar. ISBN 9789898148728 SÁ, J. e VARELA, P. (2004). Crianças aprendem a pensar Ciências. Porto: Porto Ed. ISBN 9720343117 SANCHO, J. M. et al. (2006). tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed. ISBN 8536307099 SMITH, M. J., GOODCGILD, M. F., e Longley, P. (2007). Geospatial analysis: a comprehensive guide to principles, techniques and software tools. Troubador Pub.: Leicester. ISBN 9781905886609 (online version)