Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Oficina de Recursos Tecnológicos para a Educação Artística
Objetivos de aprendizagem
Conhecer perceber e utilizar os conceitos que envolvem a tecnologia educativa; Saber selecionar e utilizar criticamente recursos tecnológicos; Adequar os recursos (selecionados ou construídos) à realidade da educação pré-escolar e 1 ciclo do EB; Conhecer e mobilizar recursos tecnológicos para a Educação Artística.

Conteúdos programáticos
A tecnologia educativa e o profissional investigador; As tecnologias no contexto educativo A tecnologia e o espaço Seleção, avaliação e utilização de Recursos Educativos Digitais; Recursos tecnológicos no contexto da Educação artística: O som no contexto do trabalho com crianças. A criação da imagem na cultura atual.

Avaliação
As sessões presenciais são dinamizadas com diferentes estratégias: expositivas, de debate ou de elaboração dos projetos com o acompanhamento do docente. Ao desenvolvimento dos trabalhos é proporcionada uma atenção individual e cada grupo terá oportunidade de tomar decisões concretas sobre o que pretende desenvolver na área das expressões utilizando a tecnologia educativa permitindo, assim momentos de reflexão crítica concreta por parte dos estudantes. Ao longo do semestre serão dedicadas algumas sessões presenciais para o acompanhamento efetivo do docente. Distribuição das sessões: Avaliação: trabalho de grupo (70%) (2/3 elementos); avaliação individual (30%) (participação, interesse, assiduidade, capacidade crítica, inovação.)

Bibliografia
Calaf, Roser; Fontal, Olaia (2010). Cómo enseñar arte en la escuela. Madrid: Editorial Sintesis. ISBN:978-84-975669-0-2 Carvalho, Ana Amélia (2012). Aprender na era digital : jogos e mobile-learning. Santo Tirso: De facto Conferência Mundial de Educação Artística (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. - Acedido a 6 de setembro 2014, disponível online em: http://www.educacao-artistica.gov.pt/documentos/Roteiro Masachs, Roser (Coord.) (2003). Arte para todos. Miradas para enseñar y aprender el patrimonio. Gijón:Ediciones Trea. ISBN:84-9704-080-5 Pereira, Luís (2013). Literacia digital e políticas tecnológicas para a educação. Santo Tirso: De Facto Editores