Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Metodologias de Intervenção Educativa em Educação de Infância e 1 Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
Identificar os diferentes intervenientes Caraterizar os pressupostos numa relação pedagógica Reconhecer a importância do papel de cada interveniente Identificar formas de organizar o espaço, o grupo e o tempo potenciadoras da aprendizagem Perspetivar intervenções englobando as diferentes áreas curriculares Saber fazer planificações aos diferentes níveis da intervenção curricular Analisar diferentes situações educativas explicitando a dimensão interdisciplinar Justificar opções técnicas e metodológicas na intervenção educativa Construir instrumentos de observação, planificação e avaliação Revelar conhecimentos sobre diferentes metodologias Revelar saberes sobre a importância das aprendizagens, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras Identificar a sequencialidade do desenvolvimento de competências nas crianças

Conteúdos programáticos
1. Análise dos documentos orientadores da organização e gestão curricular para a Educação Pré-Escolar e 1 Ciclo do Ensino Básico 2. Perfil do Educador de Infância e do Professor do 1 Ciclo do Ensino Básico 3. Intencionalidade educativa - O papel do docente 4. O construtivismo na acção pedagógica 5. Aprendizagem e ensino por competências 6. Práticas e métodos pedagógicos 7. Práticas de planificação: instrumentos que as sustentam 8. Práticas de avaliação: instrumentos que as sustentam 9. Experiências de aprendizagem

Avaliação
Exposição, Debate, Análises de documentos, Trab. Individual, Trab. em grupo , Casos práticos e Demonstrações. As metodologias diversificadas visam dotar o estudantes da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar informação significativa, refletir e transmitir conteúdos, individualmente e em grupo. Pretende-se que os estudantes tenham um papel interveniente, ativo e crítico e que desenvolvam uma razoável autonomia de trab. e de pesquisa com acompanhamento nas OT. Nas sessões T, abordando os conteúdos definidos para esta unidade curricular, as formadoras expõem os conceitos recorrendo, também, a casos práticos e demonstrações promovendo, sistemáticamente, o debate entre o grupo de estudantes. Nas sessões TP, os estudantes dinamizam a apresentação de uma temática, fruto do trabalho de grupo realizado no tempo de trabalho autónomo, trazendo para a sala os casos práticos vivenciados em estágio. Teste escrito: 50%. Trabalho de grupo: 50%.

Bibliografia
BARREIRA, A.; MOREIRA, M. (2004): Pedagogia das Competências, da teoria à prática. Porto: Asa Editores, S.A.ISBN 972-41-3999-9 CARDOSO, J.R. (2013). O Professor do Futuro. Lisboa: Guerra e Paz. ISBN: 978-989-702-080-3 HELM, J.H; KATZ, L. (2011). Young Investigators. Washington: NAEYC ISBN: 978-0-8077-5153-4 OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.) (2007): Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora. 3 edição actualizada.ISBN 978-972-0-01345-3 SIRAJ-BLATCHFORD, I. (2004): Manual de desenvolvimento curricular para a Educação de Infância. Lisboa. Texto Editora.ISBN 972-47-2471-9 PIRES, C. (2014). Escola a Tempo Inteiro.Santo Tirso: De Facto. ISBN: 978-989-8557-47-6 VASCONCELOS, T. (coord.) (2012),Trabalho por projetos na Educação de Infância: Mapear Aprendizagens, integrar metodologias, Lisboa, Ministério da Educação e Ciência. ZABALA, A.; ARNAU, L. (2010): Como Aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed.ISBN 978-85-363-2171-4