Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Ética e Deontologia na Docência
Objetivos de aprendizagem
Evidenciar a construção de uma sabedoria prática (metodologia de problematização de decisão) na resolução de cada caso Articular operações de raciocínio conceptual, juízos de valor e questionamento pessoal, numa linha ética Identificar, conceptualizar e expressar, oralmente e por escrito, problemas e conflitos que emergem no exercício da sua profissão e os possíveis dilemas éticos daí decorrentes Distanciar-se e verbalizar os sentimentos pessoais suscitados pelo caso em apreço e clarifica os seus próprios valores e posições Procurar, inventariar e manusear informação relevante e atualizada, reconhecida como necessária para fundamentar a sua decisão, estabelecendo uma conexão dinâmica e interpelante entre teoria e ação Justificar a decisão a tomar (tecnicamente sustentada) e pondera, enumerando, as consequências possíveis dessa decisão, como a emergência de novos problemas éticos

Conteúdos programáticos
1.A ética como eixo da profissionalidade docente 1.1.Distinção e relação das noções de "Ética", "Moral" e "Deontologia" 1.2.Universalidade da ética, pluralidade de morais, códigos deontológicos 1.3.Dimensões implicadas na ética profissional: delimitação do âmbito das "questões éticas e deontológicas" na docência 1.4.Ética e identidade profissional 2.A implicação pessoal e profissional nos dilemas e nas decisões éticas 2.1.Origem e manifestações de problemas e dilemas éticos provenientes da prática e as tomadas de decisão (nível técnico, legal e ético) 2.2.Impacto das tensões, dilemas e conflitos levantadas pelas "questões éticas" na docência: e educação para as faculdades da empatia e da descentração 2.3.Gestão de emoções e sentimentos nos dilemas éticos. O mundo do desejo e dos limites nas tomadas de decisão 2.4.Ética aplicada: modelos e princípios de atuação 2.5.Ética e prática profissional: autoridade, disciplina, gestão curricular, gestão escolar, formação profissional

Avaliação
Exposição, Debate, Análise de doc., Trab. individual e em grupo, Simulação, Projeto, Casos práticos e Problemas. A metodologia a desenvolver compreende sobretudo dinâmicas de role-play, espaços de debate de casos, de partilha de saberes pesquisados e experiências pessoais refletidas, exercícios práticos e dinâmicas de grupo, tendo em vista a construção de uma sabedoria prática, eticamente sustentada e com reflexos na identidade profissional docente. Avaliação: 10% Assiduidade e participação 30% Resenha bibliográfica 30% Trabalho em grupo 30% Apresentação/discussão/defesa do Trabalho anterior - Resenha Peter Singer (OPTATIVA): máximo 3 valores

Bibliografia
BAPTISTA, Isabel (2005). Dar rosto ao futuro. A educação como compromisso ético. Porto: Profedições. ISBN 972-8562-15-2 ESTÊVÃO, C. V. (2012). Direitos humanos, justiça e educação na era dos mercados: os lugares da escola e o bem educativo. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-34904-0 SINGER, Peter (2002). Ética prática. Lisboa: Gradiva. ISBN 972-662-723-0 PRIETO, Xosé Manuel Domínguez (2007). Ética del docente. Colección Sinergia. Salamanca: Editorial Mounier. ISBN 978-8821306426 DVD Free2Choose. Os limites da liberdade (ed. portuguesa). Projecto Aprender Direitos Humanos: passado e presente. http://direitoshumanos.up.pt/