Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Estágio I em Educação Pré-Escolar
Objetivos de aprendizagem
Atuar respeitando o ideário/valores da Instituição Intervir numa persp. curricular organizando o ambiente educativo, tendo em conta uma Pedag. Diferenciada Intervir respeitando os princípios da aprendiz. ativa/participativa da criança Planificar de forma integrada/flexível, envolvendo a criança e partindo dos seus saberes/necessidades/interesses/ competências Agir com intencionalidade Refletir para adequar a ação Identificar competências parentais Utilizar estratégias de acordo c/ o que conhece das famílias Colaborar em iniciativas do contexto comunitário Utilizar técnicas/instrumentos de obser/registo/documentação e avaliação das ativid., do contexto e dos processos de desenvolv/aprendizag. das crianças Refletir e expressar as dimensões do desenvolvimento pessoal e profissional Identificar a especificidade da organiz. do ambiente educativo e dos processos de desenvolv/aprendizagem das crianças da EPE Relacionar práti. c/ teorias e problematizar questões deste profissional

Conteúdos programáticos
- Instrumentos de autonomia gestão e administração das instituições - Observação do contexto e das dinâmicas educativas - Organização do ambiente educativo - Planificação, concretização e avaliação da intervenção educativa - Desenvolvimento de projetos e atividades - Cooperação na ação educativa - Envolvimento parental e intervenção na comunidade - Reflexão, problematização e investigação da Acão educativa - Redação do trabalho de investigação em educação

Avaliação
xposição, Debate, Análise de documentos, Trab. Indiv. e em grupo, Casos práticos e Estágio. Em estágio, analisa os documentos de gestão e administração da instituição cooperante e atua em conformidade promovendo situações de desenvolvimento e aprendizagens integradas das crianças, organizando o ambiente educativo e pondo em ação atividades e projetos. Nas OT refletem com o supervisor a evolução do seu desempenho e têm apoio do orientador para a elaboração do relatório. Classificação final=(Classif. de Estágio x 70 + Classif. do relatório X 30)/100, em que: Classificação do Estágio=(Classif. do Supervisor ESEPF x 60 + Classif. do Orientador Cooperante X 40)/100 Relatório de investigação: (classificação - 30%) sob orientação científica de um doutor e/ou especialista. O Relatório é objeto de defesa pública depois de concluídos os dois estágios profissionalizantes.

Bibliografia
CRAVEIRO, C.(2007).Formação em Contexto - Um Estudo de Caso no âmbito da Pedagogia da Infância. Tese de Doutoramento. Braga: IEC-UM DAVIES, D.(1994).Parcerias Pais-Comunidade-Escola. Inovação, 7. Lisboa:Instituto de Inovação Educacional, pp. 377-389. ISBN 972-614-355-1 EDWARDS, C., GANDINI, L. e FORMAN, G.(1999). As cem linguagens da criança - A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed. ISBN 156750311 HOHMANN, M.;WEIKART, D.(1997). Educar a criança. Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 9789723107975 NEVES, I.(2005).O desenvolvimento de competências práticas no contexto teórico do profissional reflexivo - um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Braga:IEC-UM OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; GAMBÔA, R.(orgs.) (2011).O Trabalho de Projeto na Pedagogia-em-Participação. Porto:Porto Editora. ISBN 978-972-0-34467-0 OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.(org.) (2011).O Espaço e o Tempo na Pedagogia-em-Participação. Porto:Porto Editora.ISBN 978-972-0-34466-3