Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Investigação em Contextos Educativos
Objetivos de aprendizagem
Construir uma problemática de pesquisa fundamentada num conjunto de perspetivas teóricas Desenhar um pequeno projeto de pesquisa com referência aos métodos e técnicas adequadas ao objeto de estudo Planificar e elaborar uma estratégia de recolha de informação de acordo com os objetivos de análise e destinatários Apresentar por escrito de forma clara, e de acordo com as regras de elaboração dos trabalhos científicos, um registo sumário do trabalho desenvolvido Apresentar oralmente para docentes e colegas o trabalho desenvolvido Realizar e apresenta trabalhos de observação reflexiva

Conteúdos programáticos
1.Enquadramento geral:importância da Investigação educacional 2.Itinerário da Investigação Científica 3.Metodologias de Investigação 3.1.Abordagens quantitativas 3.2.Abordagens qualitativas 3.2.1.Estudo de caso 3.2.2.Investigação qualitativa aplicada 4.Procedimentos para a recolha de dados 4.1.Observação 4.2.Inquérito 4.3.Entrevistas 5.Análise de resultados 6.Investigação/ação:pressupostos e modelos 7.Metodologia da redação do trabalho científico 8.Formação de profissionais reflexivos:conceptualização teórica e paradigmas do professor como prático reflexivo 8.1.Diferentes modelos de portfolios 8.2.Importância da construção de portfolios reflexivos enquanto instrumentos de ativação do pensamento reflexivo e de desenvolvimento pessoal e profissional 8.2.1.Estratégias de formação reflexiva 8.2.2.Importância da observação e registo de evidências 8.2.3.Questionamento/levantamento de hipóteses/pesquisa/reflexão/avaliação 8.3.Portfólio reflexivo-relatório de estágio

Avaliação
Exposição, Debate, Análises de documentos, Trab. Individual e em grupo e Projeto Reflexão teó-prática que facilite a aprendizagem dos conceitos, perspetivas e proced. para a condução de um trab. de investigação; aprendizagem autónoma com recurso a materiais de interesse; momentos de debate para partilha de saberes e experiências sobre questões metodológicas no âmbito da edu; acompanhamento de trab. a realizar Trab. análise crítica e reflexiva resultante da obs. e registo de evidências dos estágios Miguel Prata Gomes (75%): 10% Participação ativa nas atividades letivas 65% Realização de um documento/artigo escrito em grupo 25% Apresentação do Trabalho anterior Maria Ivone Neves (25%): 100% Trabalho escrito individual (de análise crítica e reflexiva) Nota Final: 75% (Miguel Prata Gomes) + 25% (Maria Ivone Neves)

Bibliografia
ALBARELLO, L.; DIGNEFFE, F.; HIERNAUX, J.-P.; et al (1997) : Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Ed. Gradiva, Col.Trajectos. ISBN 972-662-554-8 BELL, J. (1977). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Ed. Gradiva. ISBN 972-662-524-6 NEVES, I. (2005). O desenvolvimento de competências práticas no contexto teórico do profissional reflexivo-um estudo de caso. Dissertação de Mestrado, na área de especialização em Educação Multicultural e Envolvimento Parental. Braga: Universidade do Minho - Instituto de estudos da criança QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L.van (1992): Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa, Gradiva. ISBN 972-662-275-1 SÁ-CHAVES, I. (2000). Portfólios reflexivos: estratégia de formação e de supervisão. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN 972-789-006-7 SCHÖN, Donald A. (2000). Educando o Profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. ISBN 85-7307-638-0