Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Didática da Matemática em Educação Pré-Escolar e 1 Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
Identificar os conceitos matemáticos elementares suscetíveis de serem aprendidos pelas crianças de cada nível educativo Relacionar os conceitos matemáticos elementares que as crianças de cada nível educativo constroem Conhecer diferentes representações dos diversos conhecimentos matemáticos a abordar na educação pré-escolar e no 1. CEB nos campos numéricos, geométricos e organização e tratamento de dados. Analisar situações e atividades matemáticas e propor estratégias pedagógicas adequadas à aprendizagem dos conceitos em causa Conhecer os diferentes materiais didáticos e potencialidades pedagógicas de cada um Explorar adequadamente diversas estratégias pedagógicas aprendizagem de conceitos matemáticos e na resolução de problemas Explorar adequadamente as TIC aplicadas à matemática no pré-escolar e no 1. CEB Desenvolver a análise crítica, a inovação, a investigação pedagógica e a reflexão sobre a prática desenvolvida

Conteúdos programáticos
1- A Matemática na educação pré-escolar 2 - Geometria 2.1 Noção de espaço a n dimensões e sua representação: a sua aprendizagem pela criança 2.2 Noções elementares de topologia e a sua aprendizagem pela criança 2.3 Geometria euclidiana: aprendizagem de noções euclidianas elementares pela criança 3 - Números e operações 3.1 A aprendizagem de conceitos numéricos pela criança 3.2 Número natural - número ordinal, número cardinal e operadores aritméticos 3.3 Número real: medida de uma grandeza Representação de conceitos matemáticos pela criança e sua evolução - construção de linguagens gráficas 4 - Materiais didáticos no pré-escolar 5 - A Matemática no 1. CEB 5.1 Geometria e Medida 5.2 Números e operações 5.3 Organização e tratamento de dados 6 - Materiais didáticos no 1 ciclo 7 - Resolução de problemas 8 - Software para a aprendizagem dos conceitos matemáticos

Avaliação
Exposição, Debate, Análises de doc., Trab. em grupo e Problemas. Avaliação: teste escrito (50%) + trabalho de grupo (50%) A avaliação dos conhecimentos científicos adquiridos basear-se-á no desempenho de cada estudante evidenciado no teste escrito. No trabalho de grupo os estudantes terão de construir uma sequência didática respeitando o programa e metas definidas para a Matemática no 1 Ciclo , integrando perspetivas didáticas atualizadas e incorporando a utilização de recursos educativos.

Bibliografia
GODINO, J. D. (Dir)(2004). Didática de las Matemáticas para Maestros. Departamento de Didáctica de las Matemáticas: Universidad de Granada. ISBN 84-933517-1-7 MEC (2013). Programa e Metas Curriculares - Matemática - Ensino Básico Maia, João Sampaio (2008). Aprender... Matemática do Jardim-de-Infância à Escola. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34960-6 Ministério da Educação (1997). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Autor. ISBN: 972-742-087-7 Palhares, Pedro (ed.) (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel. ISBN: 978-972-757-280-9 Ponte, João Pedro et al (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação. ISBN: 978-972-742-290-6 National Council of Teachers of Mathematics (2007). Princípios e normas para a educação matemática. Lisboa: APM. ISBN: 978-972-8768-24-9