Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Didática da Língua em Educação Pré-Escolar e 1 Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos da Didática do Português bem como as orientações curriculares oficiais para a Educação Pré-Escolar e o 1. Ciclo do Ensino Básico ao nível do conhecimento da língua; 2. Refletir sobre os fundamentos da Didática do Português, numa perspetiva de articulação entre estas duas valências educativas, visando a promoção da consciência linguística e do conhecimento da língua; 3. Operacionalizar, fundamentadamente, os conhecimentos obtidos e a capacidade de reflexão na promoção de práticas pedagógicas em torno da língua dirigidas a crianças em idade pré-escolar e escolar (1 CEB): adotar estratégias pedagógicas adequadas conducentes aos níveis de desempenho linguístico que as Orientações curriculares oficiais determinam que devem ser alcançadas à saída do pré-escolar e no final do 1 CEB nomeadamente mediante produção de propostas didáticas fundamentadas.

Conteúdos programáticos
I. Da oralidade à escrita: - Conceitos de Literacia; - As orientações curriculares oficiais e o papel do educador e do professor do 1. CEB; - Da Prontidão para a leitura até à Literacia emergente; - A linguagem escrita: génese e breve caracterização dos sistemas de escrita. II. Emergência da linguagem escrita: - Representações da linguagem escrita na criança; - Contextos, estratégias e atividades potencializadoras da descoberta da linguagem escrita. III. O desenvolvimento do conhecimento da língua através do ensino-aprendizagem da gramática no 1 Ciclo do Ensino Básico: - O que promover? Princípios orientadores da intervenção pedagógica ao nível da reflexão metalinguística; - Porque promover? O valor do conhecimento gramatical e sua transversalidade; - Para quê promover? O ensino da gramática e novos sentidos para o seu estudo; - Como promover? O laboratório ou oficina gramatical. IV. Conceção de sequências pedagógicas para a promoção do conhecimento gramatical.

Avaliação
Exposição, debate, análises de documentos, trabalho em grupo e individual. As horas de contato visam a criação do quadro conceptual orientador da elaboração de atividades e recursos para a promoção do conhecimento da língua. As aulas teóricas corresponderão a momentos de exposição oral das docentes e dos estudantes, com base na apresentação e reflexão sobre os textos selecionados em cada ponto do programa, nos quais é veiculada informação teórica acerca de cada um dos conteúdos programáticos. Nas aulas teórico-práticas e de OT, é fomentada a participação dos estudantes na discussão das sistematizações e leituras preparadas pelas docentes e colegas. As sessões práticas e laboratoriais visam estimular, com base na reflexão crítica e no debate, a planificação de atividades organizadas em sequências didáticas. A avaliação contínua prevê, para além de elementos de avaliação formativa, os seguintes elementos de avaliação sumativa: 2 trabalhos individuais (60%) e 2 trabalhos de grupo (40%).

Bibliografia
AMOR, E. (1993). Didáctica do português: fundamentos e metodologia. Lisboa: Texto Ed.. ISBN: 972-47-1919-7. CHARTIER, A. e al (1996). Ler e escrever... entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artmed. ISBN: 372.41.45. COSTA, J. (2009). ?A gramática na sala de aula: o fim das humanidades??. Palavras 36. Lisboa: APP, 33-46. ISSN: 0870-7499. DUARTE, I. (1997). ?Algumas boas razões para ensinar gramática?. In Homenagem a Eugénio de Andrade, Atas, Porto: Areal, 110-123. ISBN: 972-62748-2-6. DUARTE, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: ME. ISBN: 978-972-742-268-5. FOUCAMBERT, J. (1997). A Criança, o Professor e a Leitura. Porto Alegre: Artmed. ISBN: 85-7307-319-5. SILVA, C.V. (2008). O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua. Revista Saber (e) Educar, 13, 89-106. ISSN: 0873-3600. VIANA, F. L. (2001) Melhor Falar para Melhor Ler. Braga: Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. ISBN: 972-98757-0-7.