Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Didática das Expressões Artísticas em Educação Pré-Escolar e 1 Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
Caracterizar a Arte e identificar os equipamentos culturais que a sociedade possui para o desenvolvimento da sensibilidade estética e educativa. Identificar as finalidades da Educação Artística na Educação Pré-escolar e no 1 Ciclo do Ensino Básico e suas consequências para a formação de públicos. Explicar os interesses pedagógicos, as consequências e as finalidades da integração das expressões artísticas na educação Pré-escolar e no 1 Ciclo do Ensino Básico. Identificar da importância da planificação na Educação Artística na Educação pré-escolar e no 1 Ciclo do Ensino Básico. Utilizar diferentes linguagens artísticas como forma de sensibilizar as crianças para a diversidade cultural contemporânea. Investigar para compreender e explorar o processo criativo e ampliar as suas capacidades de produção.

Conteúdos programáticos
Expressão Plástica: A Educação artística para a compreensão da cultura. A arte como saber cognitivo e como expressão. Conceção, planificação e concretização de projetos artísticos. Organização da prática educativa na expressão plástica. Expressão Musical: Os conteúdos da expressão musical como instrumento de desenvolvimento de competências transversais na criança Modelos da pedagogia musical construindo atividades de acordo com propostas de Dalcroze, Orff e Schafer Expressão Dramática: Estratégias de dinamização de jogo simbólico e dramático Jogos de improvisação vocal Metodologia de elaboração de histórias com crianças Planificação de atividades integradas de expressão artística: da conceção à expressão Expressão Motora: Conceito de bom ensino em educação física (ou ensino eficaz) Fatores do ensino eficaz - tarefas de gestão: tempo, espaço, recursos materiais e humanos Interdisciplinaridade: Atividades diversas articulando as diferentes expressões

Avaliação
Exposição, Debate, Análises de documentos, Trabalho Individual e de grupo. Avaliação: Elaboração de um trabalho de grupo teórico prático interdisciplinar centrado na realização de uma proposta de intervenção que, partindo de um tema gerador, explore as suas potencialidades como instrumentos de intervenção educativa em contexto Eduação Pré-escolar e 1 Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem a ponderação de 60% da nota final ficando 40% para a realização de um trabalho individual teórico-prático

Bibliografia
AGIRRE, I. (2000). Teorias y praticas en educación artística, Navarra: Universidad Pública de Navarra. ISBN: 84-95075-33-4 BACHMANN, M. (1998). La Ritmica Jaques-Dalcroze: una Educación por la Música y para la Música, Madrid: Ediciones Pirámide. ISBN: 84-368-1187-9 BARRET, M., (1998), Educação em Arte, Lisboa: Col., Dimensões. ISBN: 978-972-742-240-1 BEJA, F. et al (2007). Jogos e projetos de Expressão Dramática. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-01374 CRUZ, S. ; CARVALHO, L.; e outros, (1998). Manual de Educação física - 1 ciclo do Ensino Básico, Lisboa: Edição do G.C.D.E. ISBN 972-9145-88-1 SOUSA, M. (2000). Metodologias do Ensino da Música para Crianças, Vila Nova de Gaia: Gailivro. ISBN: 972-8473-35-4 VIADEL, R. (coord.), (2003). Didáctica de la Educación Artística, Madrid:Pearsons Prentice Hall. ISBN:84-205-3457-9