Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Didática do Conhecimento do Mundo em Educação Pré-Escolar e 1 Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
- Aprofundar práticas pedagógicas de abordagem das Ciências, da História e da Geografia. - Analisar criticamente situações, materiais e propostas adequadas à Educação Pré-Escolar e ao 1 Ciclo do Ensino Básico. - Utilizar estratégias motivadoras, numa prática globalizante, para a formação inicial das crianças. - Dominar conceitos e noções fundamentais para o ensino das Ciências Naturais, História e Geografia. - Utilizar, no contexto de Educação Pré-Escolar e de 1 CEB, diversas estratégias e recursos didáticos. - Selecionar conteúdos tendo em conta o currículo oficial e o desenvolvimento das crianças. - Utilizar o método experimental como recurso pedagógico e motivação para o trabalho em sala. - Desenhar atividades experimentais adaptados à faixa etária do grupo a que se destinam.

Conteúdos programáticos
1.Didática do Conhecimento do Mundo em EPE e no 1 CEB - uma reflexão introdutória 2.O Ensino Experimental das Ciências: desenho de atividades experimentais 3.As Ciências de base experimental na promoção da Literacia Científica 4.Análise didática dos blocos de conteúdo 5.A História de Portugal no EPE e no 1 CEB - da aquisição de saberes à formação do espírito científico/espírito crítico; da construção da memória à formação para uma cidadania responsável. A questão da transposição didática 6.Metodologias do ensino das Ciências Sociais - o caso da História 7. Geografias da infância:estratégias de ensino

Avaliação
Debate e análise de situações, materiais e propostas didáticas na Educação Pré-Escolar e no 1 Ciclo do Ensino Básico publicados em artigos científicos. Participação dos estudantes em atividades práticas. Desenho de atividades estruturadas, de acordo com as orientações curriculares para EPE e os programas do 1 CEB, numa prespetiva interdisciplinar. Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula (25%) e pela realização e apresentação de um trabalho de grupo interdisciplinar (75%).

Bibliografia
ALMEIDA, Ant. (1998). Visitas de Estudo: concepções e eficácia na aprendizagem. Lisboa: Liv. Horizonte. ISBN 9722410296. BARCA, Isabel (org.) (2001). Perspectivas em educação histórica, UM. ISBN 728098960 CATLING, Simon; Tessa Willy (2009). Teaching primary geography. Exeter:Learning Matters. ISBN 978 1 84445 192 0 MARTINS, Isabel P. et al. (2009). Despertar para a ciência : actividades dos 3 aos 6 anos. Lisboa: DGIDC ISBN 9789727422937 GERSMEHL, Phil (2008); Teaching geography, 2. ed., The Guilford Press, New york. 320 p.. ISBN: 9781593857158 MARTINS, I.P. et al. (2007-2011) Coleção Explorando... guião didático para professores. Lisboa. DGIDC. ISBN 9727422411; 9789727422401; 9789727422647; 9789727422654; 9780727422647