Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
5° Semestre Perspectivas Contemporâneas de Educação
Objetivos de aprendizagem
Relacionar os conceitos de educação, pedagogia e intervenção Caracterizar a sociedade contemporânea nos seus dinamismos sociais, culturais, educativos, económicos Relacionar os conhecimentos pedagógico - sociais com a prática sócio educativa procedente de vários contextos de intervenção Revelar novas atitudes e valores para uma intervenção pedagógico - social comprometida junto de pessoas/grupos Revelar competências sociais através da participação em pequeno e grande grupo Organizar um dossier com documentação sobre o Sentido Atual da Educação Demonstrar conhecer os problemas actuais da Educação Manifestar competências para o desenvolvimento de uma Sociedade com respeito pelos Direitos Humanos Evidenciar capacidade de síntese e espírito crítico

Conteúdos programáticos
Novos desafios da Educação Novos Paradigmas da Educação Competências gerais da Educação: princípios e valores orientadores dos currículos Os novos modos de aprender e os contextos aprendentes Dilemas e desafios da Educação na Sociedade do Conhecimento

Avaliação
Será fornecido um conjunto de textos, e outros recursos pedagógicos, para que o estudante analise, discuta e retire conclusões sobre questões atuais da Escola, da Educação e da função da Educação Social. O professor será sempre o pivot e o mediador das aprendizagens. O estudante ou professor serão responsáveis pelas sínteses finais das temáticas em estudo e discussão. Todo o trabalho será enriquecido pela procura de bibliografia e estudo conseguido no trabalho autónomo do aluno. Há um investimento no desenvolvimento de uma metodologia de investigação sócioeducativa que promova a colocação de questões, a busca de informação documental e a inter ajuda no trabalho a desenvolver em pequeno ou em grande grupo, bem como a criação de um ambiente favorável aos debates abertos na aula favorecendo aprendizagens tanto aos que escutam como aos que expõem os seus pontos de vista acolhendo a diversidade de opiniões. 30% avaliação contínua; 70% dossier da unidade curricular.

Bibliografia
AZEVEDO, Joaquim (Coord.), (2007), Como vamos melhorar a Educação em Portugal. Novos compromissos sociais pela Educação, in "Debate Nacional Sobre a Educação" - Relatório Final. CARNEIRO, Roberto (2003), Fundamentos da Educação e da Aprendizagem. 21 Ensaios para o Século XXI. Vila Nova De Gaia, Fundação Manuel Leão.ISBN 972-97155-5-6 CARNEIRO, Roberto (2004), A Educação Primeiro, Vila Nova De Gaia, Fundação Manuel Leão. ISBN 972-614-366-7 CARVALHO, Adalberto Dias (org.), (2003), Sentidos Contemporâneos da Educação, Porto, Edições Afrontamento.ISBN:ISBN: 978-972-36-0637-9 GONCALVES, Daniela - Exclusão : poscrição ou excepção?.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N. 3 (2006), p.25-32.ISSN 1645-9377 VIDAL, Alípio Sánchez, (2007), Manual de psicologia comunitaria : un enfoque integrado, Madrid, Pirâmide. ISBN 978-84-368-2099-7