Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
5° Semestre Língua Inglesa
Objetivos de aprendizagem
O Estudante identifica países de expressão inglesa, suas línguas e culturas, bem como sabe localizar num mapa países de expressão inglesa e caracteriza diferentes países de expressão inglesa quanto aos seus aspetos socioculturais. Pretende-se potenciar a compreensão dos pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, que se compreenda os pontos principais de muitos programas de rádio e televisão sobre temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é relativamente lento e claro. Promove -se a compreensão de textos em Língua inglesa, acentuando-se a aposta participada em conversas sobre assuntos conhecidos, de interesse pessoal ou social, ressaltando a articulação de expressões de forma simples para descrever sentimentos e opiniões.

Conteúdos programáticos
1. Englishes: language, culture, history and geography 2. Food 3. Sports 4. Family Life 5. Social Issues 6. Culture and technologies 7. Education 8. Work 9. Shopping

Avaliação
As metodologias selecionadas consubstanciam-se em aulas de teor teórico-prático, alternadas por apresentação de trabalhos e pela análise textual e gramatical. A correção individual e coletiva de texto e os apresentações orais serão igualmente momentos para potenciar a oralidade e a escrita. A análise e produção de textos de várias tipologias bem como a simulação de contextos específicos de produção oral e escrita suportam a intencionalidade inscrita na descrição competencial desta unidade curricular assim como a avaliação oral contínua (participação oral em atividades propostas): Avaliação oral contínua (10% + 30%) Duas Provas Escritas: Ponderação: 1 teste (30%) + 2 teste (30%). Avaliação final: Exame final escrito (60%) + Exame final oral (40%).

Bibliografia
Longman? s Dictionary of English Language and Culture Oxford Advanced Learner? s Dictionary. ISBN 0-19-479900- X MURPHY, R. (2008). English grammar in use. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 9780521675802 SWAN, M. (2009). Practical English usage. New York: Oxford University Press. ISBN-10: 0194420981 XENDEN, C.; LATHAM-KOENIG, C. (2008). New English File. Intermediate Student?s Book. Oxford: Oxford University Press. ISBN 9780194518260