Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
4° Semestre Sociologia da Educação
Objetivos de aprendizagem
Identificar o campo, objeto de estudo e temáticas centrais da sociologia da educação Compreender a complexidade do conceito de socialização em ambiente escolar Problematizar teorias da reprodução social, identificando a escola como veículo de reprodução social e cultural Identificar os principais elementos de análise da escola contemporânea Questionar a instituição escolar a partir dos papéis dos seus atores Compreender o papel da criança na escola: o ofício de aluno e o ofício de criança

Conteúdos programáticos
A Sociologia da Educação como disciplina - teorias clássicas da Sociologia Processos de socialização escolar e teorias da reprodução social Contribuição da Sociologia da Educação para a compreensão da educação escolar A escola - contributos de análise A institucionalização da Infância, as culturas infantis, e a invenção do aluno

Avaliação
Os estudantes serão convidados a assistir a aulas teóricas onde de introduzem as problemáticas centrais da u.c. , acompanhadas por momentos teórico-práticos onde os estudantes serão convidados a discutir textos trazidas para a sala de aula, visionar documentários, e reflectir em conjunto sobre as questões levantadas. A par destes momentos, os estudantes realizarão trabalhos de grupo e individuais de reflexão sobre um dos conteúdos do programa, utilizando-se para esse efeito quer o tempo de trabalho autónomo proporcionado pela u.c. quer o tempo de orientação tutorial em espaço de sala, supervisionado pela docente. A promoção de debates, de leituras críticas de textos e de documentários contribuirá para a aquisição das competências de análise crítica da instituição escolar, que a u-c. se propõe atingir.

Bibliografia
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