Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
6° Semestre Iniciação à Prática Profissional IV
Objetivos de aprendizagem
Especificar as características do contexto de intervenção em função da sua relação com os espaços educativos e a realidade educativa. Criar e manter as condições de segurança, acompanhamento e bem-estar das crianças. Relacionar-se com as crianças de forma a promover situações de aprendizagem das crianças, através da atividade lúdica. Saber observar a criança tendo em vista a adequação da ação. Analisar os dados recolhidos na observação. Adequar a sua ação ao contexto e às crianças. Colaborar na organização do espaço e na utilização de materiais diversificados e estimulantes Colaborar na promoção do desenvolvimento emocional, pessoal e social, curiosidade, disposição para o aprender das crianças. Atender às propostas explícitas ou implícitas das crianças, as temáticas e as situações imprevistas emergentes no processo.

Conteúdos programáticos
1. Papel do adulto no desenvolvimento e aprendizagem da criança 2. Organização do ambiente educativo 3. Observação, planificação e intervenção no Jardim de Infância Nos seminários serão abordadas temáticas que ajudem a contextualizar e consolidar a experiência prática da IPP. Poderão ser abordados temas como: as interações, a organização do ambiente educativo, a observação, a planificação, as situações de aprendizagem na Educação de Infância, entre outros.

Avaliação
A UC está estruturada em Estágio, Seminário e Orientação Tutorial. As horas de Estágio decorrem numa sala de Jardim de Infância, em vários dias, permitindo ao estudante, acompanhado pelo Educador Cooperante responsável pela sala, conhecer, observar e colaborar nas rotinas, atividades e projetos desenvolvidos com um grupo de crianças. Numa mesma instituição estarão colocados vários estudantes, cada um em sua sala, de forma a poderem cooperar em atividades conjuntas. As horas de Seminário decorrem na ESEPF sendo a sua dinamização da responsabilidade de docentes que abordarão temáticas relacionadas com a Prática Profissional. O debate e análise de casos práticos serão fomentados entre os estudantes. As horas de OT decorrem em pequenos grupos de estudantes (contemplando estudantes do mesmo centro de estágio) orientadas por um docente. Nestes momentos os estudantes são convidados a relatar e a refletir sobre a experiência de estágio. Os estudantes elaboram um relatório do estágio (100%)

Bibliografia
Ceppi, G. e Zini, M. (2013). Crianças, Espaços, Relações - Como Projetar Ambientes para a Educação Infantil. Porto Alegre: Editora: Penso. ISBN: 9788565848688 Cutter-Mackenzie, A., Edwards, S., Moore, D., Boyd, W. (2014). Young Children's Play and Environmental Education in Early Childhood Education. New York: Springer Ed. ISBN 978-3-319-03740-0 Moyles, J. R. (Org.) (2006). A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-363-0516-9 Oliveira-Formosinho, J. (Org.) (2011). O espaço e o tempo na pedagogia-em-participação. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34466-3 Vecchi, V. (2013). Arte y creatividad en Reggio Emilia: el papel de los talleres y sus possibilidades en educación infantil. Madrid: Ed. Morata. ISBN: 978-84-7112-733-4