Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
6° Semestre Didáctica das Expressões
Objetivos de aprendizagem
- Adquirir os conhecimentos didáticos e metodológicos no ensino da Educação Artística - Utilizar os conhecimentos nas diferentes áreas artísticas para uma intervenção educativa adequada à Educação Básica - Mobilizar um reportório de materiais artísticos que lhe permita dar ênfase à manipulação e experimentação de situações artisticamente ricas no seu trabalho - Conhecer e aplicar as estratégias relacionadas com a educação cultural e a sensibilidade estética - Reconhecer a interdisciplinaridade como uma forma de promover desenvolvimento cognitivo, linguístico, motor e sócio afetivo das crianças com que venham a trabalham - Promover a criatividade na aprendizagem - Identificar comportamentos que promovem ou dificultam relações saudáveis em si e nos outros

Conteúdos programáticos
Plástica Métodos para aproximar a arte das crianças Conhecimento e aplicação dos pressupostos pedagógicos inerentes ao desempenho do professor Organização do espaço, materiais e suportes Planificação de atividades Dramática Importância da expressão dramática para o desenvolvimento integral da criança Dinâmicas de exploração dramática em torno de um tema utilizando jogo dramático, animação de objetos, mímica, voz, construção de sequências de ação e de texto Estratégias para a dinamização da hora do conto Musical O processo musical contempla que o aluno faça distintas atividades nas suas experiências de aprendizagem, que implicam uma série de conteúdos e que permitem momentos de imitação exercício e de criação: Canto, Percussão Corporal, Atividade instrumental, Movimento e Audição Motora Enquadramento das atividades de Expressão Motora no Jardim de Infância - orientações curriculares; interdisciplinaridade. Programa de educação física no 1ciclo do EB Análise e avaliação do ensino

Avaliação
Exposição Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo Exposição oral com e sem suporte visual; diálogo docente/estudante, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; Trabalho em grupo; Apresentação do trabalho na aula com debate final para a construção de ideias e saberes; Experimentação prática dos conteúdos teóricos abordados Formas de avaliação e respetiva ponderação: Plástica Trabalho teórico 60% apresentação oral 40% (grupo) Motora: Trabalho teórico-prático 70% e simulação da prática pedagógica 30% (grupo) Dramática Trabalho teórico individual 50%;Trabalho prático de grupo 50% Musical: Trabalho teórico individual: 100%

Bibliografia
BAÑUELOS, F (1989) Bases para una Didáctica de la Educación Física y el Deporte. Gymnos Editorial. Madrid. ISBN84-85945-31-X BARRET, M (1998) Educação em Arte, Col., Dimensões, Lisboa, ISBN: 978-972-742-240-1 BEJA, F et al (2002) Jogos e Projetos de Expressão Dramática. Porto, Porto Editora ISBN: 978-972-0-01374 BELVER, M (2000) Educación artística y arte infantil, Madrid: ed. Fundamentos, ISBN 84-245-0822-X CRUZ, S; CARVALHO, L D ed al (1998) Manual de Educação física:1 ciclo do E B, Lisboa, Ed Gab Coord. Desp Esc ISBN 972-9145-88-1 GARDNER, H (1999) Educación Artística e Desarrollo Humano, Barcelona, Paidós, ISBN 84-493-0023-1 HERNÁNDEZ, F (2000) Cultura visual, Mudança educativa e Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora ISBN:85-7307-606-2 http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/educacao-pre-escolar/06/09/2012 http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/ensino-basico/06/09/2012 M.E. (1997) Orientações Curriculares para ed pré escolar, Lisboa