Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
6° Semestre Didáctica da Matemática
Objetivos de aprendizagem
Compreender o papel da Didática da Matemática nas atividades de aprendizagem e de ensino da Matemática Identificar atores e papéis de cada interveniente de um sistema didático Explicar as implicações pedagógicas decorrentes da Didática da Matemática Caraterizar marcos teóricos e metodológicos atuais da Didática da Matemática Identificar temáticas pertinentes para investigação em Didática da Matemática Conhecer as especificidades da aprendizagem/ensino da Matemática dos vários ciclos da Educação Básica Identificar normas orientadoras da Matemática na Educação Básica Estabelecer conexões matemáticas entre os diversos ciclos da Educação Básica Identificar abordagens específicas a cada tema matemático Adequar estratégias e materiais aos diferentes contextos matemáticos da Educação Básica Aplicar o vocabulário correto na descrição oral e escrita de situações de natureza lógica e matemática Desenvolver argumentos lógicos na apresentação e justificação de conclusões

Conteúdos programáticos
- A Didática no ensino e na aprendizagem da Matemática - Perspetiva psicológica sobre o processo de aprendizagem/ensino da Matemática - Abordagem didática da numeração e das operações numéricas, das grandezas e da geometria, e da organização e tratamento de dados - Perspetivas de investigação em Didática da Matemática

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo Descrição: As atividades incluem a leitura e análise de obras de referência da área da Matemática, assim como a apresentação das principais ideias subjacentes. A discussão de situações de caráter matemático de distintos contextos, assim como a apresentação de linhas de investigação que sustentam boas práticas, contribuirão para a construção de um perfil de professor/educador do século XXI. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Realização e apresentação de trabalho de grupo (100%) Descrição: O trabalho versará um tema relacionado com a Matemática no âmbito Pré-escolar, no 1 e no 2 Ciclos do Ensino Básico: deverá incluir uma proposta de intervenção, enquadrando teórico e metodológicamente o tema , refletindo competências de pesquisa, análise e seleção de informação. A apresentação do trabalho permitirá a avaliação das capacidades de síntese, argumentação e comunicação.

Bibliografia
Chamorro, M. (Coord).(2003). Didáctica de las matematicas para primaria. Madrid: Pearson.ISBN 84-205-3454-4 Chamorro, M. (Coord). (2005). Didáctica de las matemáticas para educacion infantil. Madrid: Pearson Educación.ISBN 84-205-4807-3 Coll, C., Palacios, J., Marchesi, A.(2004).Desenvolvimento psicológico e educação : psicologia da educação escolar (2 ed., vol.2). Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-363-0228-3 Godino, J. (Dir). (2004).Didática de las matemáticas para maestros [Em linha] . Granada: Universidad. ISBN 84-933517-1-7. Consultado em 17/03/2014, disponível em http://www.ugr.es/~jgodino/edumat-maestros/manual/9_didactica_maestros.pdf NCTM (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. Lisboa: APM.ISBN 978-972-8768-24-9 Nogueira, I.C. (2012). As grandezas e a medição em contextos de educação básica. Cadernos do ECB [Em linha], n 5.ISBN 978-989-95412. Consultado em 17/03/2014,disponível em http://www.externatobenedita.net/index.php/component/content/article?id=116 ME- DGIDC. (2013). Programa e metas curriculares : matemática : ensino básico [Em linha].Consultado em 17/03/2014,disponível em http://dge.mec.pt/metascurriculares/index.php?s=directorio&pid=17 Silva , Isabel. (1997). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa : ME-DEB. ISBN 972-742-087-7. Consultado em 17/03/2014,disponível em file:///C:/Users/esepf/Downloads/orientacoes_curriculares_pre_escolar.pdf