Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
6° Semestre Didáctica da Leitura e da Escrita
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer o processo de aquisição da linguagem 2. Conhecer o campo da didática 3. Analisar/descrever as competências promotoras de leitura e de escrita 4. Aplicar os métodos de leitura e de escrita no âmbito da didática processual leitora e escrevente 5. Conhecer as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

Conteúdos programáticos
Aquisição da Linguagem A Didática Geral e a Didática Aplicada Leitura e a Escrita Métodos de Leitura e de Escrita Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Avaliação
Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo As metodologias selecionadas consubstanciam-se em aulas de teor expositivo alternadas por apresentação de trabalhos de grupo de acordo com problemáticas pré-definidas relacionadas com a didática da leitura e a didática da escrita. A avaliação da aprendizagem nesta UC rege-se pelo disposto no Regulamento de Avaliação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A avaliação contínua terá em conta, para além de elementos de avaliação formativa, os seguintes elementos de avaliação sumativa: : 1 trabalho de grupo sobre leitura com apresentação(20%); 1 trabalho de grupo sobre escrita com apresentação (20%) e um teste escrito individual (60%).

Bibliografia
ALEIXO, C. (2005). A Vez e a Voz da Escrita. Col. Desenvolvimento Curricular, 7. Lisboa: DGIDC.ISBN:972-742-209-8 AMOR, E. (1993). Didáctica do Português. Fundamentos e metodologia, Lisboa: Texto Editora. ISBN:972-47-2364-X BARBEIRO, L. (2003). Escrita: Construir a Aprendizagem. Braga: Universidade do Minho. ISBN:972-876-08-3 CORTEZ; FERREIRO, E & TEBEROSKY, J. (1987). Os Processos de leitura e escrita. Porto Alegre: Artes Médicas GIASSON, J. (1993). A compreensão na leitura. Porto: Edições ASA.ISBN:978-85-7745-551-5 LOPES, João A. (2005). Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita - Perspectivas da avaliação e de intervenção, Colecção em foco. Porto: Porto Editora. ISBN:989-558-036-3 REBELO, J. (1993). Dificuldades da Leitura e da Escrita em alunos do Ensino Básico. Rio Tinto: Asa. ISBN:978-972-614-417-5