Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
5° Semestre Teoria e Prática de Análise Textual
Objetivos de aprendizagem
Identificar a literatura como sistema semiótico, como instituição e como corpus textual Compreender o conceito de literariedade Compreender o conceito de estratégia metacognitiva na receção leitora Reconhecer a influência do contexto de emissão na caracterização da obra literária Reconhecer a influência do sujeito emissor na caracterização da obra Identificar e caracterizar géneros literários Identificar e reconhecer as características do texto literário Analisar enunciados escritos em diversas tipologias textuais, em função de indicadores previamente definidos Identificar os efeitos estéticos e retóricos presentes no discurso literário Reconhecer a dimensão simbólica do texto e a função estética na comunicação literária Identificar as competências necessárias à receção da obra literária Relacionar a compreensão e emissão de juízos de valor com o desenvolvimento cognitivo e sócio moral do leitor, bem como com a sua enciclopédia pessoal.

Conteúdos programáticos
1.Literário e não literário. Conceitos e Preconceitos 2.Texto, intertextualidade e intertexto 3. Géneros literários e Tipologias Textuais de natureza literária 3.1. O Texto Narrativo 3.1. 1.Descrição e narração 3.1.2. Autor e narrador 3.1.3. Narrador e Narratário. Intratextual e Extratextual 3. 1.4. Categorias da Narrativa 3.2. O Texto poético 3.2.1. Plano da forma e plano da expressão 3.2.2. Modo narrativo, modo dramático e modo lírico no Texto Poético 3.2.3. O Verso 3.3. O Texto Dramático 3.3.4. Espaço cénico 3.3.5. Ação: núcleos e catálises; atos e cenas 3.3.6. Recursos cinético-dramáticos 4. Análise do discurso 4.1. Identificação e análise das estratégias discursivas e dos recursos técnico-expressivos que caracterizam um texto literário 4.2. A dimensão simbólica do texto. 5. A receção leitora. 5.1. Competência linguística, competência textual, competência Leitora e competência Literária 5.2. Receção leitora e práticas educativas

Avaliação
A docente, nas aulas T, exporá os conteúdos, exemplificará através de demonstrações e recomendará a bibliografia adequada. Nas aulas TP, os estudantes aplicarão, individualmente ou em pequeno grupo, os conhecimentos a situações novas. Promover-se-ão debates em questões de análise controversa, favorecendo a argumentaçãoe o pensamento crítico. Os estudantes formarão grupos de trabalho e escolherão um texto literário para analisar, cada um sendo responsável por uma categoria de análise. Os estudantes realizarão dois trabalhos individuais escritos, com textos propostos pela professora, para aplicação dos conhecimentos adquiridos. Os Trabalhos individuais (60%) serão de natureza escrita e servirão para avaliar a aquisição e desenvolvimento das competências de análise textual e fundamentação teórica. O Trabalho de Grupo (40%) servirá para avaliar competências de planeamento e controlo e de relação interpessoal e para a promoção de uma análise crítica aprofundada do texto literário.

Bibliografia
AGUIAR E SILVA, V. (1990). Teoria e Metodologia Literárias. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 972-674-050-9 MARTINS, Marta, VIANA, Fernanda L. (2006). Percursos de Leitura, percursos de vida. IN V Seminário Internacional de Lectura y Patrimonio : Literatura Infantil: Nuevas Lecturas y Nuevos Lectores. Centro de Estúdios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil. Cuenca: Universidad de Castilla la Mancha. ISBN: 978-84-8427-554-1 REIS,C.,LOPES, A.C. (1991). Dicionário de Narratologia. Coimbra: Almedina. ISBN: 9789724013558