Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
5° Semestre Didáctica do Estudo do Meio
Objetivos de aprendizagem
Indicar as principais finalidades e objetivos do ensino da História, Geografia e das Ciências Físicas e Naturais Aplicar os conhecimentos sobre as variadas estratégias e recursos didáticos Reconhecer e adequar as metodologias de abordagem destas ciências ao estudo do meio Utilizar os saberes do mundo atual, quer no campo quer na cidade, para uma perceção destes mesmos espaços Observar, registar e interpretar os vários fenómenos sociais, os diferentes elementos e os fatores que contribuem para o estudo do espaço natural e humano Realizar trabalho de campo como processo de investigação para identificar as diferentes vivências no espaço geográfico Identificar situações do quotidiano que evidenciam a relevância da literacia científica Reconhecer a importância do conhecimento, da motivação, da observação, do questionamento e do espírito crítico no método experimental Usar os conhecimentos científicos, reconhecer questões científicas, retirar conclusões baseadas em evidências

Conteúdos programáticos
História: Da História ciência ao ensino da História na Educação Básica A dimensão formativa da História Geografia: Aspetos da Geografia Humana A evolução dos vários setores da atividade ao longo dos tempos Análise demográfica e causas da mudança da estrutura familiar Ciências Físicas e Naturais: Literacia científica - processos, conteúdos e contextos O Ensino experimental das ciências Atividades científicas de exploração e investigação

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição Debate Análises de documentos Trabalho em grupo Casos práticos Descrição: As aulas expositivas prepararam os estudantes para a análise de documentos, a observação das realidades da História, da Geografia e das Ciências Físicas e Naturais e para a preparação dos documentos de avaliação. O debate, análise de documentos e o estudo de casos práticos, assim como a partilha de experiências em grupo possibilitarão a visão sistémica das realidades. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Um trabalho único sobre uma figura portuguesa quanto ao enquadramento histórico, geográfico e científico (40% avaliação individual na apresentação do trabalho e 60% da avaliação do grupo do trabalho interdisciplinar de pesquisa).

Bibliografia
ARROTEIA, J. (1985); Portugal: Perfil Geográfico e Social, Lisboa, Livros Horizonte. ISBN 972-240-068-1 CARVALHO, G.S. (2009). Literacia Científica: Conceitos e dimensões. In Azevedo, F. & Sardinha, M.G. (Coord.). Modelos e Práticas em Literacia (pp 179-194). Lisboa: Edições Lidel. ISBN 978-972-757-598-5 FELGUEIRAS, M.L. (1994) Repensar a História / Repensar o seu ensino, Porto, Porto Editora. ISBN 972-0-34081-9 FÉLIX, N. (1998) A História na Educação Básica [Em linha], Lisboa, Ministério da Educação DEB. ISBN 972-742-115-6. GALVÃO, C. e outros (2006) Avaliação de competências em ciências. Porto. Ed. Asa. ISBN 972-41-4705-3 GERSMEHL, P. (2008); Teaching geography, 2. ed., The Guilford Press, New York. ISBN 978-159-385-715-8 MANIQUE, A.P. e PROENÇA, M.C. (1994) Didática da História - Património e História local, Lisboa, Texto Editora. ISBN 972-47-0563-3 MÉRENNE-SCHOUMAKER, B. (1999); Didática da geografia. Porto, Ed. Asa. ISBN 972-41-1987-4