Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
4° Semestre Saúde Infantil - Prevenção e Intervenção
Objetivos de aprendizagem
Distinguir os conceitos de doença e saúde; Compreender os conceitos de prevenção e promoção da saúde; Identificar os atores intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica em Portugal; Conhecer a missão e características dos cuidados de saúde primários e cuidados de saúde diferenciados; Adquirir competências teóricas e práticas na execução de manobras de suporte básico de vida em pediatria e de desobstrução da via área em pediatria; Conhecer as principais doenças infeciosas nas crianças; Conhecer o programa nacional de vacinação; Reconhecer o papel do educador mediante as situações descritas; Reconhecer o papel do educador mediante crianças com alterações genéticas; Compreender as causas da morbilidade e mortalidade infantil; Distinguir a normalidade do crescimento e desenvolvimento das crianças nas diferentes etapas de vida; Reconhecer as diversas perturbações do sistema nervoso central; Compreender as diferentes situações de primeiros socorros.

Conteúdos programáticos
Conceitos de saúde na sociedade actual Modelos de saúde e doença Prevenção da doença e promoção da saúde Organização Mundial da Saúde e a promoção da saúde Processo da doença e fatores associados Conceito de doença genética, doença ambiental e multifactorial Conceito de agente teratogénico, genes e cromossomas Tipos de hereditariedade Planeamento familiar: prevenção primária das doenças genéticas da criança Desenvolvimento da criança Desenvolvimento psicomotor: normal e patológico Atraso do desenvolvimento: causas e prevenções. Desenvolvimento da linguagem e fonação: normal e patológico Avaliação do desenvolvimento e crescimento Fisiopatologia do desenvolvimento embrionário e fetal Divisão anátomo fisiológica do Sistema Nervoso Central. Epilepsia: noções gerais, crises, cuidados Perturbações do sono Perturbações do comportamento Infeções da criança: Plano Nacional de Vacinação Acidentes: Sua prevenção Primeiros Socorros em contexto infantil

Avaliação
2 testes: 60% (30%+30%); Trabalho de Grupo: 40% As aulas decorrerão com o recurso ao método expositivo e demonstrativo, providenciando períodos de debate e análise crítica das temáticas apresentadas. Serão providenciados momentos para realização de trabalhos de grupo. Cada teste de avaliação será composto por quatro partes fundamentais: respostas de verdadeiro e falso, escolha múltipla, resposta curta e por fim de desenvolvimento. Sendo a ultima avaliação com a temática suporte básico de vida pediátrico, primeiros socorros e acidentes na infância, tendo em conta a importância e a pertinencia do tema. Será pedido a realização de um trabalho de grupo sobre uma temática relacionada com a Saúde Infantil. Todos os trabalhos realizados pelos alunos serão motivo de apresentação, debate e reflexão em sala de aula.

Bibliografia
Barros, L.; Moniz, L. (2005) Psicologia da Doença para Cuidados de Saúde - Desenvolvimento e Intervenção, Lisboa, Edições Asa. ISBN 9789724141220 Ferreira, F. A. (1994) Nutrição Humana, 2 ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkien. ISBN 972-31-0245-5 Rodrigues, M.; Pereira, A.; Barroso, T. (2010) Educação para a Saúde: Formação Pedagógica de Educadores de Saúde, Coimbra, Formasau, ISBN 972-8485-52-2 Puerto, C. (2009) Educação Sexual e a Escola, Lisboa, Editora: ID Books. ISBN 978-989-8192-03-5 Órfão, A.; Leça, A.; Henriques, A.; et al, (2008) Saúde Reprodutiva, Planeamento Familiar - Orientações Técnicas, Lisboa, Direcção Geral de Saúde. ISBN 978-972-675-182-3 Prazeres, V. (1998) Saúde dos Adolescentes: Princípios Orientadores, Lisboa, Direcção Geral de Saúde. ISBN 972-9425-61-2 Sasseti, L.; (2005) Saúde Infantil e Juvenil: Programa Tipo de Actuação, 2, ed., Lisboa, Direcção geral de Saúde. ISBN 972-675-084-9