Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
4° Semestre Psicologia Educacional
Objetivos de aprendizagem
1 - Desenvolver competências intra e interpessoais. 2 - Compreender a importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. 3 - Relacionar aprendizagem com gestão da sala de aula e ambientes de aprendizagem. 4 - Conhecer diferentes teorias da aprendizagem.

Conteúdos programáticos
Capítulo I 1. Relação consigo mesmo 2. Relação com os outros 3. Liderança e relações humanas Capítulo II 1. Motivação, personalidade e aprendizagem 1.1. Teorias da motivação 1.2. Factores estimulantes da motivação 1.3. Variáveis sócio-cognitivas da personalidade e realização escolar 2. Ambientes de aprendizagem e motivação 2.1. Clima da sala de aula 2.2. Efeitos do ambiente da sala de aula na motivação do aluno Capítulo III 1. Gestão da sala de aula 1.1. Ecologia da sala de aula 1.2. Gestão eficaz da sala de aula 1.2.1. Gestão preventiva da sala de aula 1.2.2. Gestão do comportamento inadequado 1.2.3. Disciplina assertiva Capítulo IV 1. Aprendizagem: Teoria e Prática 1.1. Visões comportamentais da aprendizagem 1.2. Visões cognitivas da aprendizagem 1.3. Aprendizagem e ensino

Avaliação
Utilizaremos como metodologias e estratégias: Exposição oral com e sem suporte visual; Diálogo Professor/aluno, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; Trabalhos de grupo, sobre tema previamente definido; Apresentação de tema na aula com debate final para a construção de ideias e saberes. O teste, que vale 50% da nota total, tem como objetivo diferenciar os resultados de cada estudante. O trabalho de grupo, que equivale a 50% da nota final, para além de fazer com que os estudantes aprofundem uma determinada temática em conjunto, também promove a cooperação entre estes. Teste escrito individual: 50%; Trabalho de grupo: 50%.

Bibliografia
Estanqueiro, A. (2008). Saber Lidar com as Pessoas. Editora Presença (15. edição): Barcarena. ISBN: 9722315528 Oliveira, J. H.B. (2010). Psicologia da Educação. Aprendizagem /Aluno. (3. edição) Edição LivPsic: Porto. ISBN 9789898148490 Oliveira, J. H.B. (2007). Psicologia da Educação. Ensino /Professor. Legis Editora (2. edição): Porto.ISBN: 9789728082932