Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
4° Semestre Ciências da Vida
Objetivos de aprendizagem
Dominar conhecimentos científicos sobre os seres vivos Demonstrar conhecimentos sobre as características gerais dos animais Demonstrar conhecimentos sobre as características gerais das plantas Demonstrar conhecimentos sobre a organização do corpo humano Observar as características dos seres vivos relacionando-as com o meio envolvente Demonstrar conhecimentos sobre as interacções entre os seres vivos e o meio envolvente Compreender a relação dos seres vivos com as características do meio ambiente Relacionar as informações na compreensão das teorias evolutivas Aplicar a experimentação na aprendizagem de conceitos científicos Promover comportamentos que preservem a biodiversidade Organizar a informação pesquisada Criar momentos de experimentação como estratégia para desenvolver a capacidade de dedução Comunicar os resultados da pesquisa Utilizar linguagem científica Reconhecer a importância da Ciência e Tecnologia na evolução dos conhecimentos

Conteúdos programáticos
INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DO BIÓTOPO NA COMUNIDADE BIÓTICA 1. A célula animal e vegetal 2. Proteínas, ácidos nucleicos, lípidos e polissacarídeos 3. Definição de seres autotróficos, heterotróficos e decompositores 4. Respiração e fotossíntese 5. Influência dos factores abióticos nas plantas e nos animais INTERACÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS DA COMUNIDADE BIÓTICA 5. Biodiversidade 6. Características gerais dos animais 7. Características gerais das plantas 8. Relações intra- e inter-específicas 9. A alimentação no Homem 10. O corpo humano INFLUÊNCIA DOS ELEMENTOS DA COMUNIDADE BIÓTICA NO BIÓTOPO 11. Ação estabilizadora 12. Ação erosiva 13. Ação anti-construtiva 14. Ação anti-erosiva

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição Debate Trabalho em grupo Experimentações Descrição: Exposição dos temas descritos nos conteúdos programáticos complementada pela apresentação dos trabalhos de grupo sobre os seres vivos com orientação nas pesquisas e debate após a apresentação. A realização de experiências no laboratório complementará a compreensão dos conteúdos abordados. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Teste 50% (nota mínima 8.0), trabalho de grupo 30% (apresentação 20% e ficha de questões após a apresentação dos trabalhos de grupo -10%) e avaliação prática em tempo de aula laboratorial 20%

Bibliografia
CASSAN, F. (Ed.) (2006-2007), Atlas visual da ciência. Barcelona. ISBN 978-989-8114-16-7; ISBN 978-989-8114-18-1; ISBN 978-989-8114-24-2; ISBN 978-989-8114-25-9; ISBN 978-989-8114-26-6; ISBN 978-989-8114-26-6; ISBN 978-989-8114-2 8-0; ISBN 978-989-8114-29-7; ISBN 978-989-8114-30-3 PURVES, W., SADAV, D., ORIANS,G. e HELLER, H., (2001-2005) Vida, A Ciência da Biologia, Edição Brasileira, Artmed Editoras SA, 6 edição. ISBN:978-85-363-0497-7, ISBN:978-85-363-0498-4, ISBN. 978-85-363-0499-1 REIS, C.S. (2007) Descobre as plantas, Lisboa: Editorial Bizâncio. ISBN:978-972-53-0357-3 SÁ, J. (2004) Crianças aprendem a pensar ciências : uma abordagem interdisciplinar, Porto: Porto Editora. ISBN:972-0-34311-7 SALVÍA, R. et al. (2009) Répteis e invertebrados. Barcelona. ISBN 978-84-9899-351-6. ISBN 978-84-9899-355-4 VANCLEAVE, J. (1994-1997),coleção... para jovens, Lisboa: Dom Quixote. Biologia ISBN:972-20-1208-8; Corpo humano ISBN:972-20-1376-9