Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
5° Semestre Educação para a Saúde
Objetivos de aprendizagem
Distinguir os conceitos de doença e saúde tendo em conta os factores associados, compreender os conceitos de prevenção e promoção da saúde, apreender conceitos de educação para a saúde, entender a importancia do papel do educador no ambito da educação para a saúde, ser capaz de elaborar um plano de educação para a saúde, conhecer o processo de desenvolvimento humano nas diferentes faixas etárias, demonstrar conecimentos relativamente a hábitos de saúde saudáveis - reconhecer o papel do educador social neste contexto, adquirir competencias para elaborar sessões de educação nos diferentes focos de actuação

Conteúdos programáticos
- Conceitos de saúde na sociedade actual - Diferentes modos de saúde: modelos de saúde e doença - Prevenção da doença e promoção da saúde - Promoção da saúde segundo a Organização Mundial de Saúde - Processos da doença - Factores associados: Socioambientais, comportamentais e psicológicos - Conceitos de educação para a saúde e o papel do educador social como educador para a saúde - Processo de desenvolvimento humano - Especificidades da saude infantil e juvenil - Especificidades da saude adulta - Especificidades da saúde da terceira idade - Hábitos da saúde saudável: alimentação, actividade fisica, cuidados com a pele e sexualidade - Doenças sociais - Prevenção - Dependencias - Maus tratos infantis: Sinais e ter em atenção e atitudes do educador social

Avaliação
As aulas decorrerão atravez do método expositivo e demonstrativo, com debate sobre as temáticas e realização de fichas formativas em trabalhos de grupo com discussão e apresentação de trabalhos. Realização de um teste de avaliação com correspondencia de 50% da nota final, sobre o conteúdo programático da unidade curricular, realização de um teste teorico-prático do Suporte Básico de Vida Pediátrico, 25%, elaboração e apresentação de um trabalho de grupo com a ponderação de 25%

Bibliografia
Backman, C.K. & Secord, P.F. (1971) Aspectos Psicossociais da Educação - trad. Álvaro Cabral - Zahar Ed, Rio de Janeiro. Barros, L.; Moniz. L. (2005) Psicologia da doença para cuidados de saúde - Desenvolvimento e intervenção, Lisboa, Edições Asa. Bowlby, J. (1981), Cuidados Maternos e saúde mental, São Paulo, Martins Fontes. Constança, P.; Fonseca, A. (2001) Psicossociologia da Saúde, Lisboa, Climepsi Editoras. Cordeiro, C. Dias (1979), O adolescente e a família, Lisboa, Moraes. Ferreira, F. A. (1994), Nutrição humana, 2 ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkien. Peres, E. (1994), Saber comer para melhor viver, 3 ed., Lisboa, Editorial Caminho. Sampaio, D. (1991) Ninguém morre sozinho, Lisboa, editora Caminho. Scotney, N. (1981), Educação para a Saúde, trad. Maria Terezinha Aflavo, Ed. Paulinas, São Paulo. Strecht, P. (1999), Preciso de Ti: perturbações psicossociais em crianças e adolescentes; Lisboa, Assírio& Alvin.