Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
5° Semestre Educação Especial e Intervenção Sócio-Educativa
Objetivos de aprendizagem
-Identificar, enquanto profissional da educação social, os princípios e direitos em causa na área da educação especial -Demonstrar um espírito crítico quanto às omissões e inconsistências do atual sistema face à população com deficiência -Aplicar e relacionar os conceitos específicos no âmbito desta temática -Compreender as situações que se apresentem discrepantes em termos de desenvolvimento e de potencialidades -Adotar, com conhecimento, uma intervenção genérica adequada à diversidade através de dinâmicas pedagógicas -Utilizar os meios necessários e adequados ao serviço da intervenção socioeducativa

Conteúdos programáticos
1. A evolução histórica das atitudes sociais face à pessoa com deficiência: da separação à inclusão a. A escola inclusiva como potenciadora da sociedade inclusiva 2. A diversidade na população geral e escolar a. Conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE) b. Estudo dos diferentes tipos de NEE: i. As deficiências (visual, auditiva, intelectual e motora) ii. As dificuldades de aprendizagem, os distúrbios emocionais, a privação cultural iii. As características e necessidades das crianças com potenciais superiores c. As diferenças culturais numa sociedade e numa escola multicultural d. As implicações sociais e pedagógicas relacionadas com essa caracterização 3. A responsabilidade da escola no atendimento à criança com NEE: os apoios educativos 4. A responsabilidade da comunidade envolvente, quanto à inclusão da população cuja diversidade é acentuada: atitudes e medidas concretas ao nosso alcance 5. O papel da família junto da criança/jovem e da escola

Avaliação
As aulas teóricas destinam-se aos momentos de exposição oral de conteúdos mais específicos dentro dos conceitos das diversas problemáticas e diversidade das deficiências. Estes serão intercalados com metodologias teórico práticas onde se conjugarão métodos ativos e expositivos por parte do docente e dos alunos através da exposição das suas ideias, debates, análise de documentos, visualização e discussão de filmes e/ou documentários, num processo de trabalho individual e/ou em grupo, visando também a promoção das relações interpessoais. Estas estratégias visam estimular a reflexão crítica, aprofundar valores e desenvolver uma postura ética adequada à população com deficiência. Participação nos debates feitos durante as aulas (20% da avaliação final) Trabalhos (80% da avaliação final):Trabalho individual (recensão crítica) 1/3; Trabalho de grupo 1/3; Teste 1/3

Bibliografia
Correia, L.M. (1997). Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares. Porto: Porto Editora. ISBN 85- 904753-1 Fernandes, H. (2002). Educação Especial: integração das crianças e adaptação das estruturas de educação. Braga: APPACDM. ISBN 972-8699-19-0 Gomes, A. M. P. (2011). Análisis e incidencia de los factores de resilencia en padres y madres con hijos, que bajo el constructo de la diversidad, son etiquetados como discapacitados: una propuesta de intervención en el ámbito sociofamiliar.Universidad de Jaén. ISBN: 9788484397205 Madureira, I. P., LEITE, T. S. (2003). Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 978-972-674-339-6 Marques, C. E. (2000). Perturbações do espectro do autismo: ensaio de uma intervenção construtivista e desenvolvimentista com mães. Coimbra: Quarteto. ISBN 972-8535-41-4 Mittler, P. (2003). Educação inclusiva: os contextos sociais. Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-7307-960-6