Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
4° Semestre Temas da História e da Geografia
Objetivos de aprendizagem
Compreender a realidade do mundo atual como resultado da ação colectiva, projetada desde o passado Integrar a História Contemporânea de Portugal numa perspetiva comparada com outras áreas espacio-culturais, sociopolíticas e económicas da Europa e do Mundo Utilizar as potencialidades da História para desenvolver o espírito crítico e competências variadas indispensáveis para uma cidadania responsável e participativa

Conteúdos programáticos
1. A função social da História no mundo atual e o seu papel na formação do indivíduo 2. A «Era das Revoluções» 2.1. A Revolução Industrial 2.2. As revoluções liberais e as transformações sócio-jurídicas e políticas do mundo ocidental 3. As transformações da sociedade no século XIX 3.1. O aumento da população e a «transição demográfica». O «êxodo rural» e a emigração europeia 3.2. A urbanização no período da industrialização. 3.3. As dinâmicas sociais: a ascensão das burguesias e o crescimento do operariado. A «questão social» e o movimento do operariado 4. O século XX - permanências e ruturas 4.1. A 1 Guerra Mundial 4.2. A Revolução Russa 4.3. Portugal e a 1 República 4.4. A crise de 1929 e a Grande Depressão 4.5. Portugal e o Estado Novo 4.6. A 2 Guerra Mundial 4.7. A ordem económica após 2 Guerra Mundial 5. A Globalização

Avaliação
A abordagem dos conteúdos é realizada nas aulas teórico-práticas de forma a promover no estudante a apropriação de saberes estruturados, críticos e reflexivos, no âmbito da temática da UC. Estas aulas são interativas, utilizando recursos e estratégias diversificadas que poderão ir da exposição teórica, ao debate e trabalho de grupo, integrando a prática das metodologias de investigação. Nas aulas faz-se o acompanhamento do trabalho individual. Com índices de ponderação distintos, a avaliação assenta na realização e na apresentação de um trabalho de investigação individual (40%) e de dois testes escritos (30% + 30%).

Bibliografia
CARNEIRO, Roberto (2001). Memória de Portugal, o milénio português. Lisboa: Círculo de Leitores ISBN 972-42-2594-1 HOBSBAWM, Eric J. (1978). A Era das Revoluções, 1789-1848. Lisboa: Presença LANDES, David S. (2005). A riqueza e a pobreza das nações. Por que algumas são tão ricas e outras tão pobres. Lisboa: Gradiva ISBN 972-662-804-0 RÉMOND, René (1994). Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos nossos dias. Lisboa: Gradiva