Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
4° Semestre Estágio II
Objetivos de aprendizagem
Sabe definir dimensões e indicadores de observação, em instituições e grupos Sabe fazer caracterizações: meio institucional; grupos - alvo e meio envolvente Sabe aplicar técnicas e instrumentos de recolha de informação Sabe planificar, estruturar e avaliar actividades sócio-educativas Revela espírito crítico na análise da realidade social Conhece o perfil profissional do Educador Social Sabe conceber instrumentos de avaliação das acções

Conteúdos programáticos
1 o meio envolvente 2 o meio institucional (projetos educativos) 3 a população alvo 4 necessidades, interesses e problemáticas das populações A Planificação intervenção sócio-educativa Exercícios práticos de planificação 1 Planificação da intervenção dirigida a crianças em ATL; a família; a jovens de rua; a idosos, etc.. 2 objetivos, estratégias e atividades de intervenção 3 Recursos da Intervenção A avaliação dos projetos de intervenção 1 Importância da avaliação dos projetos de intervenção. Como avaliar. A função dos indicadores de avaliação Acompanhamento aos estágios 1 Acompanhamento tutorial aos alunos em estágio 2 Reflexão e análise das competências desenvolvidas durante o estágio tendo em vista a cinstrução do perfil profissional do Educador Social

Avaliação
As aulas são de carácter teórico-prático onde os estudantes desenvolvem exemplos práticos que são discutidos e trazidos para a reflexão. A par destas aulas, e de orientações tutoriais específicas de preparação para os estágios da unidade curricular, os estudantes desenvolvem 4 semanas de prática pedagógica supervisionada onde podem aplicar teórica e a prática os conhecimentos adquiridos, sempre guiados pelo respectivo supervisor. do mesmo modo, aquando da realização dos relatórios existem orientações tutoriais de apoio, a par das visitas dos supervisores aos estágios de modo a poderem observar os estudantes em contexto. A avaliação compõem-se de 50% da nota atribuída por testes (2 por semestre 25%+25%) e 2 relatórios de estágio (1 para cada estágio, 2 ao longo do semestre:25%+25%). No final de cada estágio e entrega de relatório, os estudantes têm acesso a orientações tutoriais e feedbacks da prestação durante o mesmo.

Bibliografia
ANDER-EGG, Ezequiel, Metodología del Trabajo Social, Barcelona, Editorial El Ateneo, S.A., 1982. ISBN: 9684750102 BAPTISTA, Isabel; CARVALHO, Adalberto Dias de, Educação Social, Fundamentos e Estratégias, Porto, Porto Editora, 2002. ISBN: 9720348518 CAPUL, Maurice, LEMAY, Michel, Da Educação à Intervenção Social, 1 vol., Porto, Porto Editora, 2003 972-0-34852-6 (vol. 1). ISBN 972-0-34853-4 (vol. 2) COSTA, António Firmino da, A pesquisa de terreno em Sociologia, in PINTO, José Madureira; SILVA, Augusto Santos (Orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Ed. Afrontamento, 1986. ISBN: 9789723605037 GUERRA, Isabel, Fundamentos e processos de uma sociologia de acção: o planeamento em Ciências Sociais, 2 ed., S. João do Estoril, Principia, 2002. ISBN 972-8500-85-8 PEREZ SERRANO, Glória, Elaboração de projectos sociais. Casos práticos, Porto, Porto Editora, 2008.ISBN 978-972-0-34857-9