Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
3° Semestre Educação Ambiental
Objetivos de aprendizagem
Ver o mundo como um mundo globalizado Compreender o mundo, suas interações e dependências para combater e / ou prevenir os problemas atuais como o esgotamento dos recursos humanos, a extinção de espécies e a poluição. Reconhecer a importância da formação científica como um exercício de desempenho na Sociedade e Cidadania. Caracterizar os problemas ambientais e sociais decorrentes do meio ambiente. Compreender as consequências do impacto humano sobre o meio ambiente. Formular juízos críticos sobre o desenvolvimento científico e tecnológico e seu impacto ambiental. Propor um projeto de intervenção para a proteção do ambiente. Analisar as vantagens e desvantagens antes de se posicionar face a algumas questões ambientais.

Conteúdos programáticos
Introdução ao mundo em que vivemos Definição de alguns conceitos A Terra como um planeta vivo Os seres vivos nos ciclos da Terra Planeta em risco: a realidade e propostas alternativas Vamos salvar o planeta como ativista ambiental Sustentabilidade ambiental Reservas Naturais de Portugal

Avaliação
Leitura de textos para refletir e propor a redução do impacto ambiental de algumas situações do cotidiano. Discussão teórica de temas relacionados com a poluição e análise de alternativas para reduzir os efeitos nocivos do comportamento humano atual. Grupos de trabalho para fazer a pesquisa sobre os problemas ambientais e comportamentos alternativos. No laboratório, realizar demonstração experimental de problemas ambientais e suas soluções. Pesquisas orientadas sobre as reservas naturais em Portugal com uma proposta de projeto para sensibilizar os cidadãos. Métodos de avaliação e respectivas ponderações: Teste: 50% O trabalho em grupo: 25% Relatório: 10% Orientada pesquisa / análise de documentos: 15%

Bibliografia
ALVES, F.L. (1998) Educação ambiental, Lisboa: Universidade Aberta. ISBN:972-674-255-2 BRITO JÚNIOR, S.A. (2010) Desenvolvimento sustentável [Em Linha]: o caso de Portugal: ambiente e recursos. Lisboa: INE. ISBN 978-98925-0043-0 CARAPETO, C. (1994) Ecologia: princípios e conceitos, Lisboa: Universidade Aberta, ISBN:972-674-133-5 GABRIEL, R. et al. (2010) Abordagens do ambiente em contexto educativo. Cascais: Principia. ISBN 978-989-716-045-5 PURVES, W. (2001) Evolução, Diversidade e Ecologia, Porto Alegre: Artmed. ISBN:978-85-363-0498-4 SATO, M. ; CARVALHO, I. (2005) Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-363-0518-5 VANCLEAVE, J. (1997) Ecologia para jovens: atividades simples que tornam a aprendizagem da ciência divertida, Lisboa: Dom Quixote. ISBN:972-20-1403-X www.icnf.pt